Fábrica própria SP/BRASIL

5 dicas para gestão eficaz de transportes

5 dicas para gestão eficaz de transportes

Você tem uma empresa de transporte e entrega de produtos ou é um transportador autônomo? Chegou a hora otimizar os processos realizando a gestão eficaz de transportes, como a entrega de um produto, a distribuição de matéria prima ou determinada carga. Por isso, trouxemos 5 dicas fundamentais para melhorar a logística do seu negócio.

A seguir, trataremos sobre o planejamento ideal para os processos, estratégias de entregas, redução de danos, bem como a importância do uso de equipamentos para movimentação e elevação de cargas, como as lingas de correntes, dentro das 5 dicas. Vamos conferir?

  1. Faça o planejamento ideal para cada processo

Em primeiro lugar, em um bom planejamento deve constar o ticket médio dos fretes, faturamento médio dos clientes, gastos com combustível e as médias de consumo de cada veículo de sua empresa. Sabendo disso, o planejamento será a principal forma de otimizar a gestão de seus transportes, visto que, com ele, é possível minimizar problemas e se antecipar a futuras falhas com soluções já estabelecidas para determinados casos.

  1. Conte com uma estratégia de entregas

Para prestar um serviço de qualidade, é preciso criar uma boa estratégia. Isto quer dizer que não basta oferecê-lo, sua empresa precisa de um diferencial para atrair e fidelizar clientes. Por isso, sua logística não deve estar concentrada em somente entregas rápidas, mas no melhor custo-benefício.

Por exemplo, ao solicitar um material a ser entregue pelo transporte dentro do prazo de 24 horas, não basta que cliente o receba de forma rápida se o produto estiver quebrado ou estragado porque não foi acondicionado de maneira adequada.

  1. Invista em sistemas de controle automatizados

Para trabalhar na gestão do transporte de sua empresa, também é muito importante realizar investimentos a fim de otimizar as entregas em tempo hábil e manter sua base de clientes satisfeita. Portanto, sistemas automatizados de controle são muito bem vindos para realizar o acompanhamento dos processos, controle de estoque, embalamento, monitoramento de cargas, pagamento automatizado de pedágios e muitas outras praticidades.

  1. Disponibilize treinamentos à equipe

O sucesso de uma empresa é formado pela equipe que trabalha todos os dias para realizar as operações da melhor maneira possível. Desta forma, é muito importante ter em mente que os processos são constantemente atualizados e devem ser apresentados a todos os funcionários que trabalham para a otimização da metodologia aplicada.

Pensando nisso, o gestor ou coordenador operacional deve investir na capacitação da equipe, a fim de treiná-los com as melhores técnicas e potencializar o tempo de operação. Sendo assim, antes de cada transporte, os condutores devem realizar uma avaliação nos veículos e solicitar a manutenção, quando necessário, para aumentar a segurança da equipe e dos produtos transportados.

  1. Priorize equipamentos para a segurança de seus materiais

Ainda sobre a segurança dos materiais e da equipe presente na operação, deve-se destacar a utilização de equipamentos para movimentação e elevação de cargas, também denominados lingas de correntes.

Esse acessório tem como função realizar o deslocamento das cargas com as mais diversas geometrias e pesos, de acordo com as necessidades de cada transporte. Utilizando esse equipamento, é possível reforçar a atualização e a troca de equipamentos para a proteção e garantia dos produtos transportados, bem como os condutores dos veículos. É assim com os materiais que a Polifitema fornece.

A Polifitema atua no mercado de movimentação e elevação de cargas desde 1922 oferecendo produtos de qualidade para otimizar a gestão de transportes na sua empresa seja com gancho para amarração de cargas, lingas de correntes ou fazendo uso de EPIs obrigatórios. Confira nossos produtos no site ou acesse o nosso blog.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta