Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

6 benefícios de utilizar a armazenagem estratégica

Quando se ouve falar sobre armazenagem estratégica, pode parecer se tratar de um conceito demasiadamente difícil, o que não é verdade, já que sua definição é a aplicação de estratégias e planejamento na armazenagem das mercadorias de qualquer empresa.

Ainda assim, sua aplicação é fundamental em empresas de todos os portes e segmentos, já que está diretamente relacionada à sua produtividade e à eficiência com a qual os serviços são prestados, ou seja, as influências são diretas nos resultados da companhia.

Nós separamos seis vantagens que sua empresa obterá ao aplicar tal conceito. Conheça e veja como vale a pena se organizar nesse sentido!

6 vantagens práticas ao adotar a armazenagem estratégica

Depois de conhecer os benefícios, você certamente terá o desejo de implantar as melhores estratégias o quanto antes. 

1 – Otimização de tempo

Quando se possui uma estratégia bem definida para armazenar as cargas, uma consequência direta é o melhor aproveitamento de tempo, o que, por sua vez, ajuda na produtividade e eficiência de toda a equipe.

Como diz o ditado, “tempo é dinheiro”, principalmente em uma sociedade que tem tanta pressa como nos dias de hoje, ou seja, qualquer economia de tempo vale a pena.

2 – Melhor aproveitamento de espaço

O espaço de armazenamento pode ser um dos principais problemas, já que se ele tiver se esgotado, não será possível continuar os serviços com a eficiência necessária. Felizmente, a armazenagem estratégica também ajuda nesse aspecto.

Por vezes, o problema não é nem a falta de espaço, mas, sim, seu uso inadequado. Uma boa organização pode fazer com que sobre muito mais espaço, sem ter que recorrer a medidas como um galpão maior, por exemplo.

3 – Preparação contra emergências e situações inesperadas

Imagine que uma entrega precisa ser feita de maneira urgente. Sem o devido planejamento, as cargas e mercadorias poderiam ficar dispostas em lugares alternativos, prejudiciais tanto para a segurança quanto para sua própria integridade.

A armazenagem estratégica sempre deve contemplar alguns espaços disponíveis no local de armazenamento, justamente para ter como proceder quando tais situações ocorrem.

4 – Evitar aquisições desnecessárias

Um sério prejuízo da desorganização também pode vir da compra de produtos e mercadorias que até já existiam na empresa, mas cujo local nem sempre é conhecido.

Quando a organização é pensada com primor, esse é um problema que não acontecerá, o que resulta em um melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

5 – Movimentação segura de produtos acabados até os caminhões

A armazenagem estratégica também contempla a movimentação de cargas até os caminhões, o que precisa ser feito com cuidado para evitar choques e colisões, bem como problemas de segurança no transporte.

Esse não deve ser um problema com o uso de boas lingas de corrente, pois quando são escolhidas com atenção e cautela, a movimentação é feita com máxima segurança e eficiência, o que é benéfico tanto para a saúde e integridade dos colaboradores quanto para evitar prejuízos.

6 – Custos reduzidos

Por último, mas não menos importante, ao analisar todas as vantagens, é possível perceber que a redução de custos sempre está presente, o que certamente é muito benéfico para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

Tenha uma armazenagem estratégica exemplar!

O início pode ser um pouco complicado, é verdade, mas certamente vale a pena otimizar a armazenagem de qualquer depósito ou espaço de armazenamento de produtos, cargas e matérias-primas.
A Polifitema atua na fabricação de lingas de corrente e vários outros produtos para elevação e amarração de carga, bem como para trabalho em altura, desenvolvidos com materiais de alta qualidade e resistência, de modo a assegurar sua eficiência. Clique aqui para acessar o blog da Polifitema e aprender outras dicas para sua empresa.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta