Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Área de vivência na construção civil entenda o que é

O que o tema tem a ver com a construção civil? Essa pode ser a dúvida de milhares de pessoas. A área de vivência são instalações provisórias instalados nos canteiros de obras com a finalidade de oferecer aos trabalhadores melhores condições no exercício da tarefa e locais adequados para suprir cada uma de suas necessidades pessoais.

Na maioria das vezes os operários de construção civil ficam o dia inteiro na obra, ou moram por determinado período, dependendo do local onde a indústria adaptou os alojamentos. Nesse caso, a vivência nos canteiros de obra deve ser muito bem elaborada a fim de garantir o bem estar do trabalhador.

As instalações de todo canteiro de obra deve atender as necessidades básicas pessoais dos operários como:

Instalações de todo canteiro de obra

Sanitários

Nesse espaço deve conter vaso sanitário e lavabo. É importante manter o local sempre bem cuidado e higienizado.

Vestiário

No vestiário é preciso conter chuveiro, armário, guarda-volume com cadeado para que os funcionários possam guardar seus pertences com segurança.

Refeitório

Como todos sabem, esse é o espaço para as refeições e conforme a NR18 suas instalações precisam ser totalmente laváveis e os pisos e mesas precisam estar limpos e prontos para um possível uso.

Alojamento

São disponibilizados quando há a necessidade de os operários morarem na obra mesmo que por um curto período. O local deve ser bem arejado e suas acomodações confortáveis, lembrando que a lavanderia é primordial para que eles possam lavar suas roupas.

Cozinha

Nessa área é preciso ter todos os mobiliários adequados e laváveis, além de geladeira, freezer e outros utensílios. A cozinha não pode, em hipótese alguma, ser instalada nas proximidades dos sanitários. Somente os profissionais autorizados e designados para o preparo das refeições podem transitar no local.

Ambulatório médico

Nesse caso, só é obrigatória a instalação se o número de funcionários for acima de cinquenta pessoas. É necessário ter sempre todos os materiais de primeiros socorros com facilidade de manuseio, caso ocorra alguma adversidade e, principalmente, profissionais habilitados com registro no Conselho Regional de Medicina.

Área de entretenimento

De acordo com a NR18 todo canteiro de obra pode ter uma área de lazer para os funcionários. Quando a área de vivência possui uma boa estrutura a tendência é alcançar índices maiores de produtividade, além de garantir melhores condições de trabalho a toda a equipe.

Conhecendo a norma técnica para área de vivência na construção civil

A NR18 é a norma técnica que estabelece a instalação de área de vivência no trabalho da construção civil como organização, administração de medidas preventivas de segurança e as condições do ambiente de trabalho nos canteiros da indústria e construção.

Tem como objetivo garantir e zelar pela saúde e integridade dos operários, torna clara as atividades e responsabilidades aos administradores, prevê riscos, estabelece as medidas de segurança e prevenção nas situações de riscos.

O uso dos EPI’s nos canteiros de obra

O setor de construção civil é uma área que há a possibilidade e risco de acidentes. Com a finalidade de evitá-los, há a NR18 norma que estabelece a exigência do fornecimento dos equipamentos de proteção individual a todos os funcionários que exercem atividades que venham acarretar algum tipo risco para sua integridade.

O uso do EPI começa pelo empregador, é ele o maior responsável pela conscientização dos seus funcionários da importância dos EPI’s e sua utilização durante as atividades e também por sua conservação.

Portanto, é de responsabilidade da empresa fazer a troca ou a manutenção dos equipamentos de proteção individual caso seja necessário, além de manter o acompanhamento visando a depreciação do material.

Importância de reportar riscos

Reportar riscos está atrelado com a segurança da organização, ou seja, por meio dessa cultura é possível prever riscos futuros. Sendo assim torna fácil tomar todas as medidas cabíveis para se precaver antecipadamente.

Saiba Mais

Conheça os riscos trabalho em altura

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta