Fábrica própria SP/BRASIL

As 4 ações que podem elevar a segurança nas estradas

As 4 ações que podem elevar a segurança nas estradas

A segurança nas estradas é extremamente importante e deve ser considerada com muita atenção. Transportar cargas é uma responsabilidade e qualquer descuido pode causar acidentes envolvendo a carga, o motorista, outros condutores e, até mesmo, pedestres.

Se você é proprietário ou funcionário de uma empresa de transporte, sabe que a movimentação de carga é um trabalho que envolve e exige muitos cuidados.  Você sabe como elevar a segurança do transporte de cargas nas estradas? Vamos destacar ações fundamentais para que a movimentação de carga seja realizada com seguridade, seja qual for o tipo de carga em transporte.

1- Cumpra as leis de trânsito e respeite as sinalizações

Trafegar pelas estradas cumprindo as orientações das leis de trânsito evita multas e acidentes. Além disso, prestar atenção nas sinalizações das estradas, como placas de velocidade, altura máxima permitida, animais na pista, neblina, curva perigosa, declive e outras, garante uma direção defensiva e preserva a sua segurança, a de seus motoristas e a integridade da carga.

2- Esteja atento às condições do veículo 

É necessário que os motoristas e mecânicos da empresa de transporte confiram a condição do veículo antes que uma viagem seja iniciada. Checar pneus, nível do óleo, mangueiras, faróis e outros itens é uma ação que evita acidentes e aumenta a segurança durante o percurso. Caso algum problema surja, é fundamental levar o caminhão para realizar a manutenção imediatamente.

3- Treine os colaboradores

Outra ação essencial para garantir a segurança no transporte e na movimentação de carga é treinar os funcionários. Os treinamentos servem para apresentar e demonstrar técnicas e procedimentos de amarração. Além disso, são nos treinamentos que o colaborador consegue absorver informações e aprendizado, praticar habilidades e conhecer equipamentos. Os treinamentos melhoram a relação entre a empresa e os colaboradores. É importante sempre reforçar nos treinamentos que as pausas e descansos durante o percurso são obrigatórios e necessários para elevar a segurança na estrada.

4- Transporte e manuseio de mercadorias e cargas

A qualidade dos equipamentos e componentes que são utilizados durante o processo de movimentação de carga é de extrema importância. Os equipamentos ficam expostos aos riscos das estradas e fenômenos da natureza, então, devem ser preparados para aguentar essas condições sem apresentar danos e falhas, o que pode causar acidentes. Usar os equipamentos corretos é fundamental para garantir a segurança do transporte de cargas até seu destino.

Conheça os equipamentos para movimentação de carga da Polifitema

A cinta para carga Polifitema tem como função principal fixar o material e garantir a segurança da amarração com firmeza, evitando, dessa forma, perdas ou danos pelo caminho do transporte. Conheça toda a linha de produtos fabricados pela Polifitema, empresa que traz soluções desde 1992.

A Polifitema dispõe dos produtos de melhor qualidade do mercado, com equipamentos de alta tecnologia para movimentação, amarração e elevação de qualquer tipo de carga a fim de assegurar seus processos, reduzindo os índices de incidentes nas áreas de elevação e amarração de cargas. Além disso, a empresa conta com profissionais qualificados em padrão de segurança e conhecimento total do produto para te auxiliar no que for preciso.

Veja mais: ​Manilha​​Cinta de Amarração​ – ​Movimentação de Carga



Deixe uma resposta