Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Assessoria em segurança do trabalho: entenda todos os pontos

O uso dos EPIs pode salvar vidas, assim como aumentar a lucratividade das organizações. Todo profissional em que a atividade atribuída a ele o coloque em situação de risco deve por lei receber da empresa onde trabalha todos os equipamentos de proteção individual que lhe são de direito.

Os EPIs foram criados com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do colaborador, evitando também que esse funcionário seja contaminado por alguma doença causada devido ao tempo de permanência ao local de trabalho como altas temperaturas, gases tóxicos, entre outros fatores.

É fundamental que as empresas disponibilizem para os seus funcionários todos os EPI’s no ato da contratação. Com o uso dos equipamentos de proteção individual é possível proteger o seu trabalhador e evitar consequências maiores no futuro para a empresa.Outro ponto importantíssimo que não pode deixar passar são as orientações da importância do uso correto dos equipamentos, assim como a sua conservação, entre outros quesitos. Mas, para isso, é preciso que a o gestor contrate uma assessoria para melhor orientá-los sobre a importância e demais informações importantes relacionadas à segurança do trabalho.

Qual é a finalidade da assessoria em segurança do trabalho

O objetivo da assessoria em segurança do trabalho é prestar assistência a uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Na maioria das vezes são organizações de médio e grande porte que precisam contratar os serviços das consultorias de segurança em trabalho.

A função da assessoria é de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Seu trabalho é desenvolvido por equipes capacitadas para:

  • Elaborar documentos legais;
  • Auditorias para correção de possíveis falhas que podem impactar no ambiente de trabalho;
  • Palestras sobre segurança do trabalho;
  • Criar ambiente de trabalho mais seguro para todos que fazem parte da empresa.

 A conscientização é a melhor opção para prevenir acidentes no trabalho

 De acordo com estudiosos, a conscientização continua sendo a melhor forma de prevenir os possíveis acidentes nos locais de trabalho, por isso, é de suma importância criar projetos voltados para campanhas de conscientização com a finalidade de que os funcionários tenham ciência.

No entanto, o ideal para trabalhar a conscientização é fazer palestras envolvendo a empresa como um todo. Dessa forma será possível transmitir todas as informações precisas sobre à necessidade e a importância da prevenção e a utilização dos EPI’s no ambiente de trabalho com mais praticidade.

Os profissionais responsáveis por essas assessorias fazem uso de diversos materiais como exibição de vídeos, gráficos, entre outros recursos visuais que possam ajudar no entendimento da mensagem, além desses meios é possível também fazer uso de cartazes e avisos relacionados às estratégias para reduzir riscos.

A Polifitema é uma empresa que trabalha com equipamentos de proteção individual e sabe da importância dos EPIs para as empresas e seus colaboradores. A empresa conta com grande experiência no segmento e tem como objetivo principal ofertar aos seus clientes os melhores EPI’s.

Clique aqui para continuar no blog e conferir outras matérias relacionadas à segurança no trabalho e o uso dos equipamentos de segurança individuais.

Veja mais: Risco trabalho em altura | Trava Quedas

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta