Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Canteiro de obras: transformando em um ambiente seguro

Os canteiros de obras são ambientes necessários antes que se tenha uma construção finalizada. É nele que se encontram os equipamentos e materiais que serão utilizados em uma obra civil e onde os engenheiros, arquitetos, mestres de obra, pedreiros e ajudantes ficam durante semanas ou meses.

Porém, ao mesmo tempo em que ele é tão importante, pode trazer uma série de perigos aos colaboradores devido às atividades que são realizadas, muitas delas pesadas e que demandam algum esforço físico ou o uso de máquinas de grande porte.

Isso ressalta a importância dos EPIs no ambiente de trabalho, bem como a adoção de medidas de proteção e segurança para que todos consigam trabalhar adequadamente e sem problemas. Saiba o que deve ser feito para que o canteiro de obras seja o mais seguro possível!

Como manter a segurança em um canteiro de obras?

Ao seguir as próximas dicas, a segurança será um dos maiores destaques do ambiente!

Use os equipamentos da maneira correta

Betoneiras, andaimes, plataformas elevatórias, britadeiras e furadeiras são alguns dos equipamentos pertinentes a um canteiro de obras, os quais devem ser utilizados adequadamente para que não resultem em acidentes ou problemas.

Sempre siga as orientações do fabricante ou fornecedor em relação aos equipamentos. Se não souber exatamente como utilizá-los, pergunte ao seu responsável ou a outro colaborador experiente e capacitado para evitar problemas por imperícia.

Ressalte a importância da segurança do trabalho

Assim como a relevância dos EPIs é muito grande, o mesmo se aplica à segurança do trabalho como um todo, a qual deve ser incentivada pelos gestores e líderes das obras. Quando existe um bom exemplo dos superiores, a tendência é que todos o sigam, o que por sua vez cria um ambiente muito mais seguro e eficiente para o desempenho das atividades necessárias. Invista também em cartazes, palestras e até mesmo incentivos para quem seguir as normas de segurança.

Use EPIs da mais alta qualidade

A importância dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é muito grande em um canteiro de obras, já que eles permitem que os colaboradores trabalhem com segurança e estejam protegidos caso algo fuja de seu controle. É preciso saber como contratar uma empresa de EPI para que eles funcionem adequadamente.

Óculos de proteção, protetor auricular, calçados de segurança, cintos de segurança, correntes, talabartes, mosquetões e lingas estão entre os EPIs mais importantes em uma obra, e eles sempre devem ser utilizados em caráter preventivo para que os colaboradores evitem lesões e problemas mais sérios.

Deve-se ressaltar que eles devem ser, obrigatoriamente, fornecidos pela empresa contratante e sem qualquer tipo de cobrança aos colaboradores.

Garanta um canteiro de obras totalmente seguro!

Ao seguir a essas recomendações, será possível manter a segurança nas atividades do canteiro de obras, além de fazer com que cada colaborador esteja preparado para lidar com alguma situação emergencial caso se faça necessário.

A Polifitema é uma empresa que conhece a importância dos EPIs e, por isso, oferece aos seus clientes os equipamentos de maior qualidade do mercado, como cabos de segurança, correntes, cintos e lingas, disponíveis em vários modelos, tamanhos e capacidades. Clique aqui para acessar o blog da Polifitema e conferir nossos artigos, preparados especialmente para você!

Veja mais: Trabalho em altura | Trava quedas | O que é EPI

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta