Fábrica própria SP/BRASIL

Cargas perigosas exigem atenção redobrada

Cargas perigosas exigem atenção redobrada

Faz parte da rotina do trabalho logístico a realização do transporte de cargas perigosas. Dentro desses tipos de cargas, é possível encontrar aquelas que fazem mal para o meio ambiente e para o ser humano.

Dito isso, é essencial que o profissional saiba identificar exatamente o que é uma carga perigosa e como fazer o seu transporte de forma totalmente segura, até mesmo para a sua vida.

Neste conteúdo, iremos abordar todo o cuidado e explicar exatamente do que se trata esse tipo de carga e, finalmente, como realizar esse transporte sem causar danos à natureza e à vida humana.

Mas, afinal, o que é carga perigosa?

 Caracteriza-se como carga perigosa produtos de natureza química, biológica e radioativa. Esses tipos de materiais podem causar sérios danos para o meio ambiente e para a população.

Existe uma nova norma (Resolução 5.232/16) que determina todos os produtos que são caracterizados como produtos de alto risco.

A lista contém mais de cinco mil mercadorias, o que garante uma maior segurança e organização do transporte de cargas. Antes de ser determinada a nova norma, apenas 90 produtos eram sinalizados como perigosos.

Saiba quais são alguns dos tipos de cargas determinadas como perigosas

 Líquidos inflamáveis: todos aqueles que geram uma reação de combustão quando são colocados em contato com altas temperaturas. Por exemplo: álcool, gasolina, óleo diesel, etc. 

  • Explosivos: todo produto que produz uma grande quantidade de gases e calor. Grandes exemplos são: pólvora e nitroglicerina.
  • Sólidos inflamáveis: toda substância que se torna inflamável quando entra em contato com as chamas. Um exemplo é o enxofre.
  • Material radioativo: são produtos utilizados na área industrial e também hospitalar. Para o transporte de cargas radioativas, é necessário um contêiner blindado, pois isso garante que a radioatividade não se espalhe no meio ambiente.
  • Gases: produtos que se espalham com grande facilidade pelo ar, como, por exemplo, cloro, gás de cozinha e amônia.

Riscos de fazer o transporte de uma carga perigosa

 Mesmo realizando o transporte de forma adequada, o risco para a população e meio ambiente existe, ainda que sejam mínimos, mas existe.

Isso porque, em rodovias, há modais que podem danificar o recipiente do transporte e ocasionar vazamento, assim, acontecem explosões e incêndios que podem tomar grandes proporções. Outro risco é em relação à intoxicação, mesmo se o material não for inflamável, há o risco de intoxicar a população e o meio ambiente, principalmente em casos de tombamento de carretas.

Cuidados a serem tomados no transporte de cargas perigosas

 

Sinalização

 Para realizar esse tipo de transporte, é necessário acrescentar em locais visíveis do transporte o rótulo de risco, painel de segurança e, também, o número da ONU. Assim, em casos de acidentes, será mais fácil identificar que se trata de cargas perigosas. Isso auxilia no momento da limpeza do local e no momento do resgate das vítimas envolvidas no acidente.

Embalagem 

É necessário que o produto esteja envolvido em embalagens próprias para ele, assim como estejam com suas identificações claras e de fácil entendimento. Cada tipo de carga exige um tipo exato de embalagem, por exemplo, materiais radioativos precisam estar isolados completamente e os profissionais precisam utilizar vestimentas próprias para realizar esse transporte.

Utilização de EPIs 

Para qualquer tipo de transporte de carga, é essencial a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual). Esses equipamentos são específicos para cada tipo de carga.

A utilização dos EPIs é obrigatória e seu não uso poderá resultar em multas e, também, em acidentes graves. A utilização de EPIs pode salvar vidas. Além disso, é primordial que esses equipamentos sejam reforçados e tenham sua atualização constante para garantir a segurança do transporte.

Além da proteção do trabalhador, a integridade da carga é fundamental para o sucesso como um todo, podendo ser utilizados equipamentos adequados e resistentes para as atividades, como o gancho para amarração de cargas, lingas de correntes e todo equipamento que pode dar suporte para a operação.

Além de garantir os melhores equipamentos, confira mais sobre as dicas para transportadoras por meio do blog.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta