Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Cargas perigosas exigem equipamentos e planejamento assertivos

Saiba o que é preciso na hora de realizar o transporte de cargas perigosas, e onde encontrar equipamentos de movimentação de cargas, como lingas e correntes, pela internet.

O transporte de cargas perigosas (seja interna ou externamente) exige vários cuidados e muito planejamento. Atualmente existe uma série de resoluções e normas que objetivam garantir a segurança desde a embalagem até a movimentação, descarga e armazenamento.

Os cuidados envolvidos na movimentação de cargas perigosas

Determinadas cargas podem ser extremamente perigosas para a saúde de um indivíduo, além de oferecer riscos à natureza e, até mesmo, a uma cidade inteira.

Geralmente envolvem produtos tóxicos, inflamáveis, explosivos, venenosos, entre outras substâncias cuja periculosidade é medida de acordo com alguns fatores, tais como: interação com o ar, o nível de contato físico que é preciso ter com tais produtos, o meio de transporte escolhido, entre outros.

Saiba mais: É possível garantir a segurança da carga em situações adversas.

Normas de planejamento são essenciais à segurança

A movimentação de cargas perigosas deve seguir todas as regras determinas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), quanto à embalagem que envolverá o produto a ser transportado, o meio de transporte escolhido (terrestre, ferroviário, aéreo ou marinho), sinalizações ou rótulos exigidos, volume, e várias outras normas fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e do ambiente em volta.

É fundamental lembrar também que não há nenhuma norma que especifique o uso de veículos ao transportar cargas, ou seja, é permitida a utilização de motos, carros, caminhões e até mesmo bicicletas, entre outros meios de transporte, contanto que sejam atendidos todos os requisitos para o tipo de movimentação.

Outra exigência é que o veículo, independentemente do tipo, esteja inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (em casos de movimentação com fins comerciais, econômicos ou em esquema terceirizado, quando há remuneração).

Importância dos equipamentos

A primeira proteção entre os materiais tóxicos e os trabalhadores são as embalagens.

Cada produto demanda um tipo diferente de proteção, e os equipamentos para amarração de cargas são fundamentais, já que mantêm as embalagens bem afixadas, sem risco de tombamento durante o transporte.

Os equipamentos que fazem o suporte para a carga, como lingas e correntes, devem ser priorizados, tanto pela empresa responsável quanto pelo trabalhador que efetuará o transporte, já que garantem e potencializam todos os cuidados durante a movimentação.

Por essas e outras os equipamentos devem estar sempre atualizados.

Melhores rotas

As rotas que os veículos que transportam cargas perigosas realizarão também devem ser planejadas e limitadas, com o intuito de proteger as maiores cidades, reservatórios de água e reservas ecológicas.

Com o objetivo de manter tudo sob controle, o expedidor das cargas será obrigado a informar quais foram as rotas escolhidas no transporte rodoviário aos órgãos fiscalizadores.

Documentação

Graças a todos os riscos e possíveis consequências envolvidas na movimentação de cargas perigosas, as empresas responsáveis pelo transporte devem atuar sempre dentro da lei.

Isso significa emitir a documentação obrigatória, obedecer à legislação e adotar todas as medidas preventivas para garantir a segurança.

Encontre equipamentos para amarração de cargas pela internet

Na Polifitema as empresas encontrar equipamentos de proteção individual e equipamentos para amarração de cargas, como lingas e correntes, para garantir a segurança no transporte de cargas perigosas.

Navegue pelo site para conferir o catálogo de equipamentos atualizados e clique aqui para saber mais sobre lingas e correntes.

Veja mais: Cinta Poliester | Içamento de Cargas | O que é EPI

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta