Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Cinta de poliéster ou cabo de aço? Qual usar?

Já falamos por aqui sobre as cintas de movimentação de carga, suas cores e também alguns dos modelos que estão disponíveis no mercado. Mas, na hora de escolher o tipo de cinta para usar, qual modelo é o mais indicado: cinta de poliéster ou cabo de aço? Vamos entender quais são as principais vantagens dessas cintas de movimentação de carga.

Geralmente, as cintas de movimentação e amarração são produzidas com poliéster, esse material é uma das fibras têxteis mais elásticas que existem. A elasticidade do poliéster chega a 8°, também possui baixa absorção de líquidos, o que ajuda a evitar deterioração, mesmo durante períodos de uso prolongados. Além dessas vantagens, as cintas de poliéster não propagam combustão, o que é um bom fator de segurança.

Hoje em dia as cintas de poliéster estão preenchendo um espaço que antes era ocupado pelos cabos de aço. Na maioria dos casos, as cintas substituem os cabos de aços em algumas funções, como por exemplo, quando há necessidade de içar algum produto ou carga que exige manuseio cuidadoso.

As cintas podem deslocar mais de 100 de toneladas de peso, por isso, apenas em casos bem específicos é que os cabos de aço são mais benéficos do que as cintas de poliéter. Talvez em casos de movimentação em ambientes agressivos, como mineradoras, usar o cabo de aço seja mais vantajoso do que as cintas, já que o aço é um material que resiste a altas temperaturas de contato.

Uma das cintas de poliéter mais populares nos processos de movimentação e elevação é a cinta sling. Esse equipamento nada mais é do que uma cinta plana com olhais nas extremidades. A cinta de poliéster sling é confeccionada com material de alta resistência, seguindo a risca a NBR 15637-1. E sabe quem fabrica esse equipamento? Bem, a Polifitema é a empresa fabricante de cinta sling, que além das vantagens já mencionadas, também possui fator de segurança sete vezes maior que a sua capacidade de uso. Outro diferencial da cinta de poliéster sling é a facilidade de manuseio.

Quanto à durabilidade e a vida útil da cinta de poliéster e do cabo de aço, podemos dizer que não existe um tempo ao certo. Os cabos de aço passam por influências de redução no diâmetro, redução no arame, corrosão e arames rompidos. No caso das cintas existe a influência de abrasão quando arrastadas de maneira errada pelo piso, corte e fricção quando usada sem proteção. Porém, quando consideramos apenas o uso correto do equipamento, a cinta de poliéster possui maior durabilidade e vida útil do que o cabo de aço, levando em conta de que não há necessidade de manutenção, como por exemplo, lubrificação dos laços, risco de corrosão ou cuidados específicos no armazenamento.

Portanto, quando for adquirir uma cinta de poliéster para sua empresa e prol dos seus colaboradores, se lembre da Polifitema, que é a fabricante de cinta sling, e tenha um bom equipamento de segurança à disposição dos seus colaboradores. Aproveite para entrarem contato com a nossa equipe de atendimento e obter mais informações sobre o equipamento sling.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Saiba Mais

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta