Fábrica própria SP/BRASIL

Como a logística adequada pode ajudar superar um cenário de crise

Como a logística adequada pode ajudar superar um cenário de crise

Em tempos de crise econômica, o momento é de reestruturar a logística da sua indústria e otimizar seus processos. Com isso, surgem novas oportunidades de negócio, visando entregar os melhores produtos e serviços e se destacar no mercado. Portanto, sem previsão de retorno às atividades normais, é preciso se adaptar aos novos modelos de consumo e produção durante este período.

Falaremos, neste artigo, sobre as principais medidas a serem adotadas para otimizar os processos e formatar a logística adequada no setor industrial. Sendo assim, fatores como treinamentos, relacionamento com fornecedores, alcance de novos clientes e utilização de produtos ideais serão abordados ao longo do texto. Quer superar a crise com o pé direito? Continue a leitura.

5 ações para implementar na logística de sua indústria

Em meio à turbulência econômica, existem alternativas para iniciar a recuperação de sua receita anterior, bem como seus investimentos e o aumento da geração de empregos. Por isso, serão apresentadas cinco ações a serem implementadas na logística de sua empresa, principalmente no setor industrial.

Ofereça capacitação à sua equipe

Para se adaptar às mudanças da crise, o primeiro passo é motivar sua equipe. Isso significa que, com as alterações nos processos e otimização da logística, seus funcionários devem ser orientados da maneira adequada. Portanto, em uma equipe de vendas, por exemplo, o gestor deve verificar a origem da redução das vendas, bem como as mudanças de comportamento de seus clientes durante o período.

Com isso, o gestor deve oferecer novos treinamentos à equipe, visando oferecer o melhor atendimento aos consumidores, de forma personalizada e presente, visto que muitos deles estão em casa, necessitando de suporte. Além disso, deve ser realizada uma reestruturação interna, a fim de otimizar os processos, trazendo maior agilidade e eficiência para dentro da indústria.

Mantenha a parceria com seus fornecedores

Neste momento, principalmente, é muito importante manter o bom relacionamento com seus fornecedores, visto que a troca de produtos e equipamentos utilizados em seus processos deve ser feita regularmente, a fim de manter a eficiência do trabalho. A Polifitema, por exemplo, é uma das empresas que oferece total suporte aos seus parceiros, buscando minimizar os impactos da crise para seus clientes e fornecedores.

Troque seus materiais constantemente: movimentação de carga, manilha ou cinta de amarração

Como citado anteriormente, a troca de materiais dentro do setor industrial deve ser realizada regularmente, já que a eficiência dos processos depende da boa operação dos equipamentos. Sendo assim, produtos para movimentação de carga, manilha e cinta de amarração de carga devem ser adquiridos com segurança e qualidade, como os da Polifitema.

É válido destacar, ainda, que, cada vez mais, indústrias buscam novas maneiras de oferecer os melhores produtos e serviços aos consumidores, portanto, priorizam a Troca Rápida de Ferramentas (TRF), que diminui o período de ajustes, tornando a produção do setor mais eficiente. Desta forma, o objetivo da troca de materiais consiste na melhor gestão de tempo e flexibilidade produtiva, permitindo um número maior de fabricação de produtos.

Destaque seus diferenciais

Entre tantas empresas, por que o consumidor deveria escolher a sua? É fundamental avaliar se a sua indústria está oferecendo diferenciais competitivos no mercado, visto que, principalmente diante de uma crise econômica, os clientes irão optar pela solução mais eficiente.

Sendo assim, invista na logística de sua empresa, agregando serviços como: melhor oferta de preços do mercado, simplificação e agilidade nas operações, recomendações de parceiros e atendimento a todas as regiões do Brasil de forma rápida e eficiente.

Otimize a gestão de tempo

Não só durante a crise, mas também normalmente, os processos devem contar com a gestão de tempo adequada. Ou seja, cada demanda deve ser estabelecida de acordo com sua prioridade, do mais urgente ao prorrogável. Entretanto, é fundamental que a equipe evite ao máximo a procrastinação, pois compromete o fluxo de trabalho, bem como a entrega de produtos ou serviços na empresa.

A Polifitema é responsável por oferecer diversos materiais e equipamentos de qualidade para a sua equipe, como movimentação de carga, manilha e cinta de amarração de carga, com a segurança e eficiência que sua empresa busca.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e acesse o nosso blog.



Deixe uma resposta