Fábrica própria SP/BRASIL

Como conscientizar meu funcionário sobre segurança?

Como conscientizar meu funcionário sobre segurança?

É assustador o número de registros de acidentes no local de trabalho, seja durante a execução da tarefa, no horário de expediente, seja durante o trajeto que o trabalhador percorre da sua casa até o trabalho. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se as medidas de segurança fossem cumpridas.

A legislação brasileira dispõe de normas reguladoras desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de prevenir os riscos relacionados a determinadas funções que o funcionário exerce no ambiente de trabalho. As normas de segurança visam garantir a saúde dos funcionários e sua integridade física, principalmente em casos de profissão de alto risco, como alpinista industrial.

Esse assunto é extremamente relevante, mas, infelizmente, nem sempre os funcionários entendem a sua importância. Por isso, as empresas precisam conscientizar seus colaboradores da relevância em cumprir as normas de segurança.

Veja também: Cinta para carga aqui na Polifitema.

Afinal, o que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho nada mais é do que medidas que, postas em prática, visam minimizar os acidentes que podem ocorrer no local de trabalho. Isso é feito por meio de normas técnicas de segurança adotadas pelas empresas cujo propósito é prevenir ou evitar riscos e acidentes aos colaboradores.

Quais as obrigações das empresas?

As empresas devem oferecer aos seus funcionários equipamentos de proteção. Cada colaborador deve receber o seu material de apoio de uso individual destinado a proteger e garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

Cada profissão exige um material específico de segurança. No caso de profissionais que trabalham em altura, cabe aos empregadores fornecer materiais adequados, como cintas. O produto deve ser aprovado pelos órgãos competentes e cada funcionário deve receber o seu.

O empregador também deve se responsabilizar pela higienização dos equipamentos e realizar a manutenção periódica, Em casos em que os acessórios apresentarem problemas ou já não estiverem cumprindo com a sua função, é o momento de renovar.

Cumprir com as normas se segurança pode parecer um gasto desnecessário para a empresa. Ter de disponibilizar equipamentos atualizados a todos os funcionários pode sair caro, mas, na verdade, as empresas que seguem a lei vão gastar menos. Um funcionário acidentado sai bem mais caro do que investir em segurança.

Cabe às empresas também orientar e oferecer treinamento regular aos trabalhadores sobre a importância de usar o equipamento de segurança e de como usá-los de forma adequada. Essa é uma boa maneira de conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção.

Invista em equipamentos de segurança para a sua empresa e funcionários

Cumprir as normas de segurança e cobrar que os funcionários utilizem equipamentos adequados para sua proteção, além de prevenir acidentes, é exigido por lei.

Os empregadores devem oferecer os equipamentos aos colaboradores e exigir que sejam todos utilizados durante o expediente. É importante também atualizar e renovar os utensílios obsoletos.

A Polifitema é uma empresa que oferece soluções em movimentação de cargas, elevação e EPI. O seu catálogo de produtos contempla os mais diversos modelos para serem utilizados em sua indústria ou por seus trabalhadores como as cintas e talabartes.



Deixe uma resposta