Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Como criar campanhas de conscientização para funcionários?

A importância dos EPIs é muito grande para colaboradores de uma série de áreas e segmentos, já que esses equipamentos ajudam a prevenir acidentes e a amenizar suas consequências quando eles acontecem, mas nem sempre é possível fixar essa importância para os funcionários.

Para que isso seja possível, é essencial investir em campanhas de conscientização internas, as quais têm o objetivo de ressaltar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e, assim, ter um ambiente de trabalho mais seguro.

Conheça as melhores dicas para a criação de campanhas internas de conscientização para os funcionários e quais são os benefícios que isso trará à sua empresa.

Dicas para criar campanhas de conscientização para a importância dos EPIs

Ao colocar essas sugestões em prática, será possível fazer com que a equipe de trabalho sinta-se compelida a usar os equipamentos e, assim, desfrute de condições de segurança muito melhores!

Faça um primeiro treinamento

Para começar, a importância dos equipamentos deve ser realçada em um treinamento para toda a empresa, ministrado por um profissional de segurança do trabalho, o qual pode expor cada finalidade dos equipamentos e como eles são essenciais.

Na palestra, o ideal é que sejam utilizados recursos audiovisuais, como vídeos educativos, com o intuito de mostrar o que pode acontecer caso os EPIs não sejam utilizados e como eles têm um grande poder para ajudar em emergências e acidentes, além de materiais impressos, como folhetos e apostilas.

Ao ver, na prática, qual é a finalidade dos equipamentos de proteção individual, os colaboradores sentirão mais vontade de utilizá-los, já que conhecem suas aplicações e os possíveis prejuízos caso não sejam utilizados.

Além disso, essa será a ocasião em que os colaboradores aprenderão exatamente como os EPIs devem ser utilizados, já que tão importante quanto a escolha de produtos de alta qualidade é o seu uso adequado.

Faça reciclagens constantes

Com o passar do tempo, é comum que esses ensinamentos sejam esquecidos devido à rotina do trabalho, e o ideal é que os treinamentos sejam reciclados periodicamente, como a 4 ou 6 meses, por exemplo.

Para aumentar a participação e a satisfação dos participantes, distribua brindes, faça sorteios ou prepare uma ocasião especial, como café da manhã ou lanche da tarde, para acompanhar esse momento.

Mantenha fotos e notícias em um mural

Outra boa forma de lembrar os colaboradores sobre a importância dos EPIs é separar um quadro para a colocação de notícias, fotos e acontecimentos que dizem respeito a tais equipamentos e à segurança do trabalho como um todo.

Ao ter contato com o assunto diariamente, as chances de se esquecer de seu uso diminuem muito, já que a ideia estará fresca na mente dos colaboradores.

Tenha um ambiente de trabalho seguro e eficiente!

Conhecer dicas especiais para a redução de acidentes em obras é fundamental para que sua equipe não seja colocada em risco, o que pode trazer graves consequências a médio e longo prazo. Por isso, prevenir é a melhor solução.

É de suma importância escolher equipamentos de alta qualidade, que ofereçam toda a segurança e conforto que os colaboradores precisam para o desempenho de suas funções.

A Polifitema é uma empresa que conhece a fundo a importância dos EPIs e, por isso, trabalha apenas com os melhores equipamentos de proteção individual, como cinturões de segurança, talabartes, trava-quedas e afins, de modo que os colaboradores estejam protegidos para o desempenho de suas funções. Clique aqui para acessar o blog da Polifitema e conferir nossos outros conteúdos!

Veja mais: Linha de vida | Cinto de segurança tipo paraquedista | Cinto paraquedista

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta