Fábrica própria SP/BRASIL

Como é possível se prevenir contra os roubos de carga?

Como é possível se prevenir contra os roubos de carga?

Durante o trajeto percorrido, algumas cargas têm chance de serem roubadas, extraviadas ou desintegradas do veículo. Portanto, é muito importante que indústrias ou distribuidoras adotem práticas de prevenção para tais adversidades. Para além disso, é necessário garantir a integridade física do colaborador, bem como o veículo que realiza o transporte das mercadorias.

Neste artigo do blog, você irá aprender a reduzir riscos envolvendo as cargas transportadas utilizando técnicas adequadas, além de equipamentos e materiais que auxiliam na logística, como é o caso da cinta de amarração de carga.

Entenda o perigo de roubo de cargas

Devido à alta periculosidade de alguns estados do Brasil, a Associação Nacional das Empresas de Transporte e Logística (NTC) instituiu a cobrança da taxa EMEX, também conhecida como Taxa de Emergência Excepcional, que cobre o roubo de cargas com origem e destino na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, principalmente.

Além dessa medida, recomenda-se que distribuidoras adotem práticas preventivas, como a verificação constante de rotas de entrega, além do oferecimento de treinamentos preventivos aos condutores, visando a análise de riscos do transporte e da integridade do colaborador.

Como diminuir riscos de roubo de carga

Para a minimização dos riscos de roubo de carga, é preciso analisar uma série de fatores que possam comprometer a totalidade da carga, sejam fatores logísticos ou financeiros. Conheça, a seguir, algumas dicas para evitar os roubos de carga na sua indústria ou distribuidora.

Rastreamento de carga

O rastreamento de carga é responsável por realizar o acompanhamento das mercadorias durante o trajeto até o consumidor final. Para isso, são utilizados dispositivos de GPS, que localizam o veículo, bem como sua rota e paradas no percurso. Ainda assim, é possível enviar atualizações sobre a localização dos produtos transportados, tanto à indústria quanto aos clientes que esperam recebê-los.

Variação de rotas

Como forma de prevenção a assaltos, o rastreamento de carga pode auxiliar na variação de rotas, visto que é possível acompanhar o trajeto dos veículos ou qualquer circunstância que apresente perigo ao condutor no trânsito.

Monitoramento de galpões

Segundo pesquisas da FreightWatch International, aproximadamente 13% dos roubos de carga ocorrem nos próprios galpões das distribuidoras. Sendo assim, é fundamental que o local seja monitorado 24h por meio de câmeras e dispositivos de segurança. Além disso, recomenda-se avaliar o trabalho das equipes que atuam na vigilância dos galpões, a fim de evitar vazamento de informações.

Treinamentos para condutores

Para evitar adversidades no trânsito, os condutores devem ser instruídos à adoção de algumas práticas, como evitar dar caronas, reconhecimento de blitz falsas, evitar o compartilhamento de informações sobre a carga transportada, detecção de perigos durante a rota percorrida, atenção à carga e descarga de mercadorias, além de manter a comunicação com a Polícia Rodoviária Federal em casos de suspeitas de veículos ou circunstâncias perigosas no trajeto.

Atenção às paradas

O condutor pode, sim, realizar paradas durante o trajeto, entretanto, é muito importante estar atento a todos os veículos presentes no local, bem como as condições e eventos que ocorrem no momento. Com isso, é válido destacar que, durante as paradas, os roubos de carga são mais frequentes, sendo necessário procurar por locais de parada mais movimentados, além de contar com um condutor treinado para essa situação.

Atualização dos equipamentos utilizados no transporte

Utilizando equipamentos de qualidade e constantemente modificados, como os da Polifitema, é possível contar com uma maior segurança e integridade das mercadorias transportadas. Com o uso de materiais como cinta de amarração de carga ou movimentação de carga, manilha e demais produtos, a distribuidora pode garantir eficácia e agilidade na entrega das remessas, além de evitar roubos ou extravios durante a rota percorrida. Acesse o nosso blog aqui e saiba mais sobre os equipamentos que podem auxiliar a sua indústria ou distribuidora no transporte de cargas.



Deixe uma resposta