Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Como proteger a carga em terrenos difíceis?

Os caminhoneiros são, na sua grande maioria, as pessoas que realizam o transporte de cargas. Esse tipo de serviço apresenta vários riscos, em diferentes níveis. Sendo assim, é essencial medidas que aumentem a segurança da carga, do veículo e principalmente do condutor.

É possível colocar em ação medidas para diminuir os problemas e dificuldades, assim como evitar danos no transporte de cargas. Colocando em prática essas ações, as chances de a mercadoria chegar ao destino sem defeitos aumentam e a integridade do condutor é preservada.

Dicas para proteger a carga e evitar danos

 

Trace um plano para o transporte de cargas

O planejamento sempre precisa ser o primeiro passo a ser tomado antes da execução de qualquer atividade ou projeto. Criar o hábito de realizar um plano para o transporte de cargas vai otimizar vários aspectos que envolvem esse processo. Com a elaboração de um planejamento, tudo que for referente ao transporte de cargas estará dentro desse plano e será feito com o consentimento da empresa. É no planejamento que todas as etapas para o transporte de cargas são feitas. Dessa maneira, os erros são minimizados.

Treinamento para as pessoas responsáveis pelo transporte

A primeira coisa a ser feita é um treinamento com os funcionários que realizam o transporte de cargas. Eles precisam estar conscientes da importância dessa atividade para a empresa, além de quais medidas tomar em situações que dificultem a entrega da mercadoria, sabendo, dessa forma, quais equipamentos usar ou de que forma proceder em ambientes adversos.

Se preocupe em preparar a carga para possíveis mudança de temperatura

As mudanças na temperatura são constantes em determinadas épocas do ano  e, dependendo de onde for a entrega, isso quase se torna certo. As mudanças climáticas geralmente ocasionam umidade entre a mercadoria, o que resulta em danos nos produtos. Utilize produtos para evitar a umidade e procure sempre manter as mercadorias longe da chuva.

Use embalagens adequadas, de acordo com o tipo do produto

Existe sempre a maneira correta de fazer diversas atividades, ou pelo menos uma que seja mais eficaz. Embalar as mercadorias de forma correta é uma dessas atividades. Dependendo do ramo da empresa, ela pode comercializar vários tipos de produtos, com diferentes tamanhos e formatos. Por isso, escolher a embalagem correta para cada tipo de produto é importante. É preciso se atentar, também, à maneira de desembalar essa mercadoria para que o dano não aconteça quando o cliente for retirar a embalagem.

Escolha os equipamentos certos para o transporte de cargas

Para que o transporte de cargas aconteça, alguns equipamentos precisam ser usados nesse processo. Esses equipamentos são próprios para carregar as mercadorias, descarregar e muitas vezes manter a segurança na hora do transporte. A escolha correta e o uso dos equipamentos específicos para essa atividade vão contribuir para que a mercadoria seja entregue ao cliente em perfeito estado.

Os veículos necessitam estar em ótimo estado para realizar o transporte de cargas

Não adianta fazer todas as etapas do planejamento corretamente se o veículo de transporte de cargas estiver em péssimas condições. Os veículos que irão realizar essa atividade necessitam passar por revisão constantemente. Devido ao tempo que permanecem na estrada, o desgaste é muito maior.

Quando os veículos estão em bom estado, as entregas são feitas com rapidez e cumprem os prazos estipulados, garantindo também a segurança da carga e do motorista. Dessa maneira, o condutor se sente mais confiante para enfrentar situações complicadas durante o trajeto.

O transporte de cargas é uma atividade demasiadamente complexa e necessita de dedicação e muito cuidado dos profissionais envolvidos nessa área. Contudo, com alguns cuidados e medidas corretas de prevenção, é possível minimizar os riscos de danos à cargas e aos condutores em terrenos de difícil acesso.

Adquira equipamentos para a locomoção de cargas

A logística de uma empresa é responsável por uma das atividades mais complexas e que exigem o máximo de cuidado possível: o transporte de cargas. Essa atividade necessita ser desenvolvida de maneira que siga o planejamento de forma otimizada, proporcionando o recebimento das mercadorias em ótimo estado.

Para que as mercadorias cheguem ao seu destino sem defeitos, se preocupar com os materiais e equipamentos certos é importante. Na Polifitema, é possível encontrar vários tipos de equipamentos próprios para levantamento e alocação de cargas, como manilha para corrente.

Veja mais: Linha de vida móvel | Trava quedas | NR 35 Resumo

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta