Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Conheça a NR 35 – norma para trabalho em altura

O trabalho em altura é considerado de risco, pois a quantidade de acidentes que podem acontecer, caso não seja feito um treinamento adequado e nem o uso de equipamentos de segurança, é muito grande.

Quando se fala em treinamento, é preciso que ele seja aplicado por pessoas que estejam altamente preparadas para isso e que ele seja repetido quando houver necessidade. São vários os equipamentos que devem ser usados: o cinturão de segurança e o trava-quedas são alguns deles.

Para que a segurança desse trabalho seja ainda maior, foi criada a norma NR 35, que precisa ser cumprida sem exceções se o trabalho for realizado em uma altura maior do que 2 metros.

 

O que é a Norma NR 35?

Essa norma foi criada para que as medidas de proteção fossem executadas e respeitadas de forma que a vida do trabalhador não fique em risco. Ela conta com alguns requisitos de proteção para quem trabalha com altura, separados em forma de planejamento, organização e execução.

Essa norma deve ser respeitada por inteiro. Alguns dos tópicos principais em relação à análise de riscos que essa norma exige, além do risco de efetivamente trabalhar em altura, são:

  • Verificar o local onde o serviço será executado;
  • O isolamento do lugar onde está sendo feito o serviço;
  • Levar em conta as condições meteorológicas;
  • Estudar o risco de derrubar os materiais e ferramentas utilizadas;
  • Fazer um planejamento de resgate e primeiros socorros

Esses são alguns de muitos outros tópicos que devem ser respeitados na norma NR 35.

 

Quem Deve Respeitar Essa Norma?

A responsabilidade de atender a toda a norma não é apenas do empregador, mas também do empregado, cada um com as suas obrigações.

 

Empregado

Todos os empregados devem cumprir os regulamentos que são exigidos por essa norma, inclusive colaborar com o empregador em todos os procedimentos para que haja o cumprimento da norma.

Sempre que constatar indícios de riscos para a saúde do próprio empregado ou de outros, os trabalhos devem ser parados e o responsável deve ser avisado imediatamente.

A segurança de todos que estão envolvidos no trabalho é de responsabilidade de toda a equipe de trabalho. Então, é necessário que cada um se preocupe com a segurança do outro e trabalhe com responsabilidade, sem prejudicar a saúde de nenhum colega de trabalho.

 

Empregador

Todas as exigências de segurança devem ser cumpridas, como oferecer equipamentos de qualidade e em bom estado e oferecer treinamentos periodicamente ou sempre que houver a necessidade.

É necessário verificar as condições às quais os empregados estão sujeitos a trabalhar, por meio de uma análise do local do trabalho e da altura e implementar ações para que a segurança esteja sempre em primeiro lugar.

Qualquer que seja o trabalho a ser realizado em lugares altos, estes devem ser iniciados somente quando todas as exigências de seguranças forem cumpridas.

Também é essencial garantir que todos os trabalhadores estejam informados e atualizados em relação ao risco, segurança e todas as medidas de controle que devem ser tomadas.

 

Todos os Trabalhos em Altura Devem ser Feitos com Segurança

A finalidade da norma NR 35 é ter a certeza de que as vidas dos trabalhadores estarão seguras e que as empresas coloquem a segurança em primeiro lugar.

Para isso, é necessário que elas deixem disponíveis todos os equipamentos de proteção necessários para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível. No site da Polifitema é possível encontrar vários equipamentos, entre eles diferentes modelos de cinturão de segurança e vários cinturões para trabalho em altura.

Confira: Cinta com Catraca para Amarração de Carga na Polifitema



Deixe uma resposta