Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Conheça a NR 35 – norma para trabalho em altura

Trabalho em Altura NR 35

O trabalho em altura é considerado de risco, pois a quantidade de acidentes que podem acontecer, caso não seja feito um treinamento adequado e nem o uso de equipamentos de segurança, é muito grande.

Quando se fala em treinamento, é preciso que ele seja aplicado por pessoas que estejam altamente preparadas para isso e que ele seja repetido quando houver necessidade. São vários os equipamentos que devem ser usados: o cinturão de segurança e o trava-quedas são alguns deles.

Para que a segurança desse trabalho seja ainda maior, foi criada a norma NR 35, que precisa ser cumprida sem exceções se o trabalho for realizado em uma altura maior do que 2 metros.

 

O que é a norma de trabalho em altura NR 35?

A NR 35 foi criada para que as medidas de proteção fossem executadas e respeitadas de forma que a vida do trabalhador não fique em risco. Ela conta com alguns requisitos de proteção para quem trabalha com altura, separados em forma de planejamento, organização e execução.

A NR 35 deve ser respeitada por inteiro. Alguns dos tópicos principais em relação à análise de riscos que essa norma exige, além do risco de efetivamente trabalhar em altura, são:

  • Verificar o local onde o serviço será executado;
  • O isolamento do lugar onde está sendo feito o serviço;
  • Levar em conta as condições meteorológicas;
  • Estudar o risco de derrubar os materiais e ferramentas utilizadas;
  • Fazer um planejamento de resgate e primeiros socorros

Esses são alguns de muitos outros tópicos que devem ser respeitados na norma NR 35.
trabalho em altura nr 35

Quem deve respeitar a NR de trabalho em altura?

A responsabilidade de atender a toda a norma não é apenas do empregador, mas também do empregado, cada um com as suas obrigações.

 

Empregado

Todos os empregados devem cumprir os regulamentos que são exigidos por essa norma NR 35, inclusive colaborar com o empregador em todos os procedimentos para que haja o cumprimento da norma.

Sempre que constatar indícios de riscos para a saúde do próprio empregado ou de outros, os trabalhos devem ser parados e o responsável deve ser avisado imediatamente.

A segurança de todos que estão envolvidos no trabalho é de responsabilidade de toda a equipe de trabalho. Então, é necessário que cada um se preocupe com a segurança do outro e trabalhe com responsabilidade, sem prejudicar a saúde de nenhum colega de trabalho.

 

Empregador

Todas as exigências de segurança devem ser cumpridas, como oferecer equipamentos de qualidade e em bom estado e oferecer treinamentos periodicamente ou sempre que houver a necessidade.

É necessário verificar as condições às quais os empregados estão sujeitos a trabalhar, por meio de uma análise do local do trabalho e da altura e implementar ações para que a segurança esteja sempre em primeiro lugar.

Qualquer que seja o trabalho a ser realizado em lugares altos, estes devem ser iniciados somente quando todas as exigências de seguranças forem cumpridas.

Também é essencial garantir que todos os trabalhadores estejam informados e atualizados em relação ao risco, segurança e todas as medidas de controle que devem ser tomadas.

Porque o treinamento NR 35 é importante?

O Treinamento NR 35 pode aumentar a segurança dos profissionais durante o trabalho e evitar acidentes, o que torna o treinamento NR 35 vital para qualquer empresa que efetue serviços de elevação de carga e trabalho em altura!

 

Todos os Trabalhos em Altura Devem ser Feitos com Segurança

A finalidade da norma NR 35 é ter a certeza de que as vidas dos trabalhadores estarão seguras e que as empresas coloquem a segurança em primeiro lugar.

Para isso, é necessário que elas deixem disponíveis todos os equipamentos de proteção necessários para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível. No site da Polifitema é possível encontrar vários equipamentos, entre eles diferentes modelos de cinturão de segurança e vários cinturões para trabalho em altura.

Confira: Cinta com Catraca para Amarração de Carga na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta