Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Conheça os tipos de equipamentos para movimentação de cargas

Movimentação de carga

Profissionais que atuam, especificamente, no ramo da logística podem enfrentar grandes desafios quando o assunto é movimentação de cargas. De acordo com especialistas, muitas vezes os gastos com esse tipo de atuação podem representar entre 15% e 70% dos custos de um determinado produto.

Portanto, uma empresa que possui esse tipo de processo deve desenvolver uma série de boas práticas que envolvem redução de distâncias, aproveitamento de espaço, bem como garantias de segurança para os trabalhadores envolvidos na movimentação.

Saiba mais sobre os modais de transporte

Para que cada um desses pontos seja eficaz, é necessário que os equipamentos utilizados para logística sejam adequados e utilizados por profissionais competentes. Para te ajudar no processo, abaixo listamos os principais tipos de máquinas para movimentação de cargas:

Por dentro da movimentação de cargas

Empilhadeira

Utilizadas para mover vários produtos de uma só vez tanto na horizontal quanto na vertical, esses equipamentos também transportam pallets. Reconhecida como um veículo industrial, a empilhadeira deve atender especificações relacionadas a qualidade de superar curvas e rampas, além da velocidade de elevação e descida e estabilidade estática.

Paleteira

Já a paleteira serve basicamente para arranjar itens. A partir da utilização de uma alavanca, a carga deste produto pode chegar até 4,5 mil kg. No caso do ramo de alimentos, geralmente são adotadas as máquinas elevadoras com capacidade máxima que varia entre 1,4 mil e 3,6 mil kg.

Comboios

Quem precisa realizar o reboco de vagonetas, pode contar com os comboios, que contam com uma vantagem imperdível: geralmente, eles são econômicos e têm uma alta capacidade de transportar volumes maiores por distâncias também maiores.

Pórticos 

Ideais para empresas que necessitam mover cargas muito pesadas com eficácia e proteção, os pórticos trabalham especificamente sobre as áreas de armazenagem, e por esse motivo não é necessária a utilização de corredores.

Transelevadores 

Se você precisa transportar produtos por passagens estreitas, os transelevadores são os equipamentos mais indicados para te ajudar nessa missão, sua agilidade acaba otimizando o tempo de estocagem e, ao mesmo tempo, garante um alto gral de segurança e confiabilidade da carga, esta aliada a um sistema de controle de armazém.

Transportadora de roletes 

Quem enfrenta dificuldades para retirar produtos do caminhão, pode contar com a transportadora de roletes, que contém um sistema de acionamento por gravidade ou então por energia.

Neste contexto, ainda vale ressaltar que o procedimento de embalar os produtos também entra no processo, pois ele é uma das garantias de que a mercadoria será protegida da melhor maneira.

Por fim, uma empresa que deseja ficar atualizada quanto a seus equipamentos deve realizar pesquisas e contratar soluções que levam em consideração os principais parâmetros de segurança e qualidade. Além disso, é necessário que a equipe de treinamento realize capacitações periódicas com os funcionários, a fim de instruí-los quanto à operação das máquinas e os principais cuidados com a integridade dos produtos.

Afinal de contas, as máquinas de transportes ainda necessitam de outros materiais de apoio, como por exemplo os ganchos para amarração de carga e tipos de componentes que auxiliam nas atividades e garantem a segurança da carga, sendo ela frágil ou de material específico.
movimentação de cargas

Movimentação de cargas é com a Polifitema

A Polifitema conta com uma série de modelos de ganchos, além de outros itens, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluem cintos de segurança, talabartes, e muito mais.

Para se aprofundar, continue navegando pelo blog: clique aqui

Conheça nossos equipamentos para trabalho em altura

Saiba mais:

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta