Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Conheça os tipos de laço cabo de aço

Para realizar elevações de cargas com segurança, a dica que o blog Polifitema apresenta neste post é o laço de cabo de aço. Esse tipo de material pode ser fabricado a partir de cabos de aço polido, galvanizado ou inoxidáveis e – por meio de presilhas de aço – garantem alta resistência diante de rupturas.

Também conhecido como eslinga ou estropo, esse produto contém uma estrutura que conta com um cabo de aço – que pode ser de diferentes metragens – com um “laço” ou “olhal” em cada uma de suas extremidades. Vale ressaltar que o olhal pode ou não possuir uma sapatilha que irá garantir a proteção do cabo mesmo com a utilização de ganchos.

Segundo alguns especialistas, o laço de cabo de aço mais seguro possui o olhal tipo “trançado flamengo” ou com “mão francesa”. Isso porque um aspecto de sua resistência se deve justamente por não depender apenas da presilha, tendo a capacidade de suportar uma carga superior à carga de trabalho do laço.

Esse tipo de olhal laço cabo de aço não pode ser confundido com o trançado flamengo prensado, que possui uma presilha de alumínio e conta com restrições diante de altas temperaturas, contato com águas salgadas e com qualquer tipo de superfície abrasiva.

Por fim, existe um último tipo de olhal, dessa vez trançado manualmente e sem presilha. Sua eficiência costuma ser menor que os outros dois tipos citados, não sendo recomendado para situações em que o laço corra o risco de sofrer rotações ou cargas cíclicas.

Agora que você já conhece os três principais modelos de olhais, veja os mais conhecidos tipos de laço de cabo de aço:

Laço de cabo de aço CF

Esse tipo de produto de aplicação geral é trançado manualmente e conta com presilhas prensadas. Além disso, possui um olhal normal, que pode inclusive ser fornecido com slips ou então sapatilhas. Bastante utilizado em locais como usinas de açúcar, estaleiros, montagens e siderúrgicas, esse tipo de laço de cabo de aço costuma utilizar o fator de segurança 5:1 em sua produção.

Laço de cabo de aço CF3

Equipado com um gancho corrediço, é indicado para movimentar cargas com características mais complexas e que não contam com suportes de apoio. Portanto, pode-se incluir todo tipo de carga que exija laçada tipo forca, tais como tubos, vigas, feixes, barras, moldes, peças fundidas, rodas e engrenagens de grande porte e toras.

O CF3 ainda possui um gancho um corrediço de alta resistência que ainda conta com um canal cilíndrico especialmente criado para evitar qualquer tipo de desgaste antecipado no cabo de aço. Segundo especialistas, sua operação é rápida, segura e se destaca por sua eficiência. Em sua fabricação, conta com fator de segurança 5:1.

Se você está precisando de equipamentos para a sua empresa, tais como ganchos para elevação de carga, cintos e outros equipamentos de segurança, conheça os produtos da Polifitema.

Além de serem produzidos com os mais altos padrões de qualidade, os materiais Polifitema são oferecidos por preços competitivos. Clique aqui e acesse o site.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Confira: Cinto de segurança paraquedista na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga