Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Cuidado redobrado ao lidar com cargas frágeis

Saiba como lidar com cargas frágeis de maneira segura e veja também onde encontrar linga de correntes e outros equipamentos para movimentação de cargas pela internet.

Transportar cargas frágeis exige cuidado redobrado, não apenas do trabalhador que realiza o transporte, como também do equipamento que está sendo disponibilizado para a tarefa, pois havendo falha em um destes dois polos poderá causar dano à carga.

Como Transportar e MovimeXntar Cargas Frágeis com Segurança

O cuidado na hora de movimentar e transportar cargas é algo que deve ser levado a sério por todas as empresas. Contudo, quando se trata de cargas frágeis o profissionalismo e a cautela devem ser rigorosos e ter acompanhamento de todas as etapas com total prioridade.

Opte por caixas mais firmes e seguras

Geralmente a distribuição de produtos ocorre dentro das caixas de papelão e é feita com os itens acondicionados. Porém, trata-se de um material pouco resistente, o que significa não ser a melhor escolha no caso de cargas frágeis.

Visto isso, a empresa deve optar por caixas feitas de um material mais rígido, como plástico ou madeira.

A madeira, além de ser um material econômico e sustentável (já que pode ser facilmente reciclada) também oferece maior estrutura para o transporte e muito mais resistência a impactos do que outros materiais, como o papelão, que por sua vez amassa com muita facilidade.

Mantenha os itens frágeis em cima

Após sinalizadas, as caixas com cargas frágeis devem permanecer acomodadas em cima de outros materiais (como embalagens pesadas). Esse cuidado parece óbvio, mas muitas empresas ainda não se dão conta do motivo.

Empilhamento, feito de maneira incorreta, é um grande erro, já que o conteúdo por ser amassado, quebrado, riscado ou ter outros danos.

Prenda as caixas de maneira segura

Para otimizar o espaço disponível na carroceria de um veículo, as caixas costumam ser acomodadas e empilhadas todas juntas. Contudo, durante o transporte, em função de acontecimentos comuns como freadas, curvas e buracos, as mercadorias podem se deslocar e cair, quebrando ou danificando os materiais.

Para se prevenir contra esse tipo de situação, é recomendado que todas as caixas sejam presas de maneira que permaneçam firmes, porém com o cuidado para não pressionar de forma exagerada algum material.

Se os itens permanecerem bem afixados, dificilmente sofrerão quedas, escorregões ou colisões com outros objetos durante o percurso. Existe mais de uma forma de transportar cargas frágeis com cuidados especiais, basta optar pelo melhor considerando cada caso.

Mantenha-se a par das novidades

Quando o assunto é movimentação de cargas sensíveis ou com grau considerável de risco, ou ainda itens que possuem um alto valor agregado, o uso de tecnologias para monitoramento e rastreamento em tempo real representa um grande aliado para empresas e mais segurança aos clientes.

Investir em tecnologia contribui para o aumento de segurança e fornece ainda uma série de informações úteis para as transportadoras, sendo usadas para aumentar seu controle de qualidade.

Leia mais: 5 pilares de segurança para movimentação de cargas.

Tenha mais segurança ao movimentar cargas frágeis com ajuda da Polifitema

Para garantir o transporte e movimentação de cargas frágeis de forma segura, deve haver sempre treinamento e reciclagem dos colaboradores e, ao mesmo tempo, conter os melhores equipamentos para esse transporte, que podem ser adquiridos através da Polifitema.

Clique aqui e navegue pelo site para conferir o catálogo e suas diversas opções de equipamentos e aparelhos para trabalho com cargas, como a linga de correntes.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta