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Polifitema – Movimentação de Cargas

Cuidados e benefícios na prática do slackline

Você já ouviu falar no slackline? Esse incrível esporte tem conquistado milhões de fãs em todo o mundo por ser ideal para relaxar, trabalhar a concentração e ainda manter o corpo em dia. Ele pode ser praticado na água, na terra e até mesmo em grandes alturas.

Em inglês, o termo slackline significa “linha folgada”, o que já nos dá uma pista de como acontece sua dinâmica, que no geral é bem simples: equilibrar-se numa fita estreita, que deve ter suas extremidades presas em postes, rochas ou árvores. A partir desse fundamento, é só deixar a criatividade rolar e se divertir das mais diversas maneiras!

Esse esporte radical nasceu na década de 80, nos Estados Unidos, especificamente nos campos de alpinismo do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Segundo registros, escaladores e alpinistas buscavam maneiras de melhorar o equilíbrio e treinar durante o tempo livre. Dessa forma, quando não estavam escalando, resolviam utilizar as próprias cordas de escalada para praticar.

Com certeza, na época eles não imaginavam que o slackline conquistaria tantos adeptos em todo mundo, inclusive no Brasil.

Porém, assim como qualquer outro esporte, praticar o slackline exige disciplina e capacidade de superar desafios. Por isso, pode funcionar como uma maneira de desenvolver a paciência e também a constância emocional.

No entanto, é preciso estar atento a medidas de segurança em sua prática.

Confira os principais cuidados:

– Primeiramente, certifique-se que as fitas estão colocadas em colunas ou árvores com raízes profundas. Amarrá-las em locais que não possuem boa resistência pode causar graves acidentes.

– Preferencialmente, o slackline deve ser praticado em locais que podem amortecer a queda, como na areia ou na grama.

– Assim como qualquer outro exercício, o ideal é começar com um bom aquecimento. Já na hora de subir na fita, especialistas indicam que o usuário deve estar descalço ou então com um tênis de solado mais rígido.

– Para os iniciantes, a fita pode ser colocada numa altura de 30 ou 40 centímetros. Os joelhos devem estar sempre semi-flexionados, e os braços abertos com a palma da mão virada para cima.

Praticando slackline, seu corpo estará sendo fortalecido principalmente na região abdominal e membros inferiores. Já a sua mente estará desenvolvendo alguns atributos psicológicos importantes, como o equilíbrio e a concentração.

Confira abaixo mais benefícios da prática deste esporte:

– Se você trabalha constantemente na frente do computador e percebe problemas relacionados à sua postura, o slackline pode ser uma boa alternativa para realinhar o seu corpo.

– Para quem deseja aumentar a força, a atividade também é uma boa opção. Afinal de contas, para manter o equilíbrio na corda, o corpo trabalha de uma maneira intensa, exigindo mais dos músculos e – consequentemente – desenvolvendo a capacidade física do praticante.

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