Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Cuidados e riscos no manuseio de máquinas e equipamentos em uma indústria

Pode se dizer que em praticamente todas as atividades desenvolvidas nas indústrias se exige um olhar atencioso sobre as normas de segurança e os equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Máquinas de grande porte tendem a apresentar riscos maiores de manuseio, e isso não elimina o cuidado com as máquinas menores. É preciso saber dosar o cuidado sem deixar nenhum funcionário isento desses cuidados. E para evitar acidentes aos trabalhadores que utilizam essas máquinas para efetuar suas atividades diárias, alguns detalhes precisam ser observados com atenção.

Um deles é a realização de treinamentos técnicos direcionados para o profissional. Uma máquina de grande porte, normalmente usada em indústrias, necessita de um conhecimento aprofundado para a sua utilização, pois são muitos os comandos e diferentes etapas que precisam ser efetuadas com precisão. Com treinamentos de forma periódica, acidentes serão evitados no dia a dia.

Os riscos são altos quando se trabalha com equipamentos que usam muita força, rapidez, cortes e energização. Por isso, é necessário cuidados ao extremo no manuseio desses tipos de máquinas, pois qualquer pequeno descuido ou falta de atenção pode resultar em um acidente grave, causando, muitas vezes, lesões irreversíveis.

A norma NR-12 é a norma regulamentadora que estabelece os parâmetros de segurança, que precisam ser seguidos pelas empresas do Brasil que fazem uso de máquinas e equipamentos. A norma também é responsável por estipular os padrões de funcionamento das máquinas e equipamentos para que eles possam garantir os requisitos mínimos de segurança, com o objetivo de evitar futuros acidentes.

Riscos envolvidos no manuseio de máquinas de grande porte

  • Riscos de queimaduras em diversas partes do corpo por máquinas que geram altas temperaturas e fabricam faíscas constantes. 
  • Risco do profissional se prender, prender mãos ou até mesmo uma parte da roupa ou uniforme. Isso pode acontecer em máquinas que possuem engrenagem e cilindros que fazem movimentos circulares constantes.
  • Em máquinas de cortes, o risco é grande no contato com serra ou esmeril com parte fixa. Todo cuidado é pouco.
  • Máquinas malcuidadas e sem devidas avaliações preventivas podem contar com fios desencapados que, ao entrarem em contato com a pele, provocam choques intensos.

Cuidados necessários para evitar acidentes com máquinas de grande porte

  • Nunca retirar tampas ou entrar em locais sinalizados como área restrita sem estar devidamente equipado com o que é estipulado pelos padrões técnicos de segurança.
  • A empresa precisa orientar os funcionários sobre o não uso de objetos como relógios, anéis, pulseiras e outros ornamentos que podem ficar presos nas máquinas e equipamentos.
  • É importante sempre travar a máquina quando a atividade for finalizada ou em uma pausa e verificar se a ação realmente foi feita, principalmente se for pausar para manutenção.
  • As roupas de quem trabalha no ambiente industrial precisam ser diferenciadas, roupas largas podem provocar acidentes.

Equipamento de proteção individual (EPI)

Palestras, cursos e encontros para melhorar a segurança e ter atenção aos cuidados necessários são de extrema importância para um trabalho seguro dentro da indústria, mas, além disso, não se pode deixar de lado os EPIs.

O equipamento de proteção individual é indicado para o manuseio de máquinas, proporcionando ao profissional mais segurança durante suas atividades. A empresa tem a obrigação de fornecer todos os equipamentos de segurança para as funções exercidas, e eles precisam atender à necessidade de cada tarefa executada.

Conte com a Polifitema para fornecer os equipamentos de proteção individual para sua empresa

Realizar a troca constante dos equipamentos de proteção individual de sua empresa é algo que precisa ser colocado como prioridade, e possuir uma empresa que forneça equipamento de qualidade é essencial.

Polifitema é uma empresa que oferece soluções em equipamentos para movimentação de cargas e elevação de cargas. O catálogo de produtos contempla equipamentos como os EPI’s.

Acesse o blog e saiba mais sobre a importância dos EPI’s para a sua empresa!

Saiba mais: Cinta de amarração

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta