Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Cuidados que devem ser tomados com a amarração de cargas

Saiba mais sobre os cuidados a respeito da amarração de cargas, para que serve e por que é tão importante.

É preciso ter sempre em mente o objetivo principal da amarração ou fixação de cargas no veículo de transporte. De maneira simplificada, podemos dizer que a amarração serve para evitar que a carga tombe ou deslize. Veja aqui mais informações a respeito.

Importância da amarração correta

Se a carga da carroceria não estiver bem fixa, as chances de deslizar são bem altas, tanto lateralmente, quanto para frente ou para trás, de acordo com as forças de deslocamento durante o transporte.

As cargas sofrem com as forças de deslocamento no mesmo momento, independente da velocidade do veículo ou peso da carga. Se duas cargas de madeira, por exemplo, estiverem soltas, pesando 100 kg ou 1000 kg, elas tendem a se deslocar ao mesmo tempo e na mesma direção.

Quando o caminhão de transporte freia, a carga recebe todo o esforço, o que a faz deslocar para a frente. Também existem os esforços laterais nas curvas e os esforços para trás durante as arrancadas.

Por isso a amarração é tão importante: para assegurar que a carga mantenha-se fixa de tal maneira que, mesmo em situações adversas, ela se mantenha imóvel na carroceria do caminhão.

Como fazer amarração de carga da forma correta?

As normas que ditam as regras de cintas para amarração de cargas estabelecem cálculos, conceitos e planejamentos necessários a uma fixação correta e segura da carga a ser movimentada.

As resoluções CONTRAN, por outro lado, também abordam as condições mínimas para o transporte de cargas específicas (chapas, granito, bobinas, toras de madeira, etc.).

São considerados, por exemplo, os ângulos de amarração, dispositivos de bloqueio adicionais, atrito existente entre carga e carroceria, altura da carga, centro de gravidade, transporte de carga viva, situações extremas, forças incidentes durantes o percurso, materiais e acessórios aprovados, ensaios de comprovação de capacidade, etc.

O objetivo básico aqui é minimizar as situações de perigo que podem ocorrer durante o transporte de cargas (deslocamento ou desprendimento da carga com possibilidade de tombamento do veículo).

Em 2017, registrou-se diversos acidentes nas estradas e rodovias do Brasil, decorrentes de desestabilização do caminhão frente a alguma situação adversa, o que poderia ter sido evitado se a carga estivesse corretamente fixada.

Quantas cintas para amarração de cargas são necessárias?

As normas ABNT NBR 15883 (Cintas têxteis para amarração de cargas) admite a quantidade mínima a ser usada, sempre de acordo com fatores críticos para a fixação.

Encontre as melhores cintas para amarração de carga e outros acessórios de segurança

Na Polifitema é possível adquirir diversos equipamentos de segurança, seja para cargas, pessoas e até mesmo Slackiline.

A segurança é muito importante na hora de movimentar cargas, praticar um esporte radical ou trabalhar em altura, por isso é muito importante dispor dos melhores acessórios para garantir amarração adequada.

Para conferir Slackline com o melhor preço, catraca para amarração, entre outros equipamentos, não deixe de navegar pelo site e conferir todas as opções.

Conheça mais sobre os equipamentos trabalho em altura na Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta