Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Descubra a importância do rigging na elevação de carga

O termo rigging refere-se ao estudo realizado para atividades de içamento de cargas. Esse tipo de trabalho garante total segurança na movimentação dos produtos, evitando prejuízos e acidentes.

Rigging na elevação de carga:

O profissional que realiza esse planejamento – chamado rigger – cumpre um papel fundamental no uso correto dos materiais de elevação de carga, e também assegura o cumprimento de todas as normais nacionais e internacionais da atividade.

No entanto, muitas vezes seu trabalho irá depender da colaboração de outros profissionais, principalmente para ajudar no processo de cálculos complexos. Sendo assim, engenheiros de segurança das obras, engenheiros especialistas em fundações e engenheiros especialistas em estruturas são apenas alguns dos possíveis parceiros do rigger.

Durante os primeiros passos do planejamento para elevação de carga, o profissional deve levar em consideração os seguintes itens:

  • Quais são as condições de solo?
  • Quais são as ações do vento sobre a carga?
  • Qual a resistência do terreno onde será depositada a carga?
  • Quais são as máquinas e acessórios disponíveis no momento?
  • Qual o nível de qualidade dos produtos que serão utilizados para realizar a elevação de carga?

A partir desse ponto, o responsável pelo rigging deve montar um estudo totalmente detalhado, incluindo desenhos técnicos, cálculos e soluções. Ao final, as informações esperadas nesse plano são as seguintes: definição do guindaste e suas configurações, acessórios, raios de giro, posição correta da carga e do guindaste, capacidade esperada do guindaste, qual o peso de cada montante de peças e também dos acessórios, capacidade de folga em relação à carga e outras providências adicionais.

Vale ressaltar que todos os materiais utilizados na elevação de carga devem, necessariamente, ser inspecionados minuciosamente, a fim de que não aconteçam complicações no momento da execução do trabalho.

Ainda assim, os acidentes mais comuns em contextos como esse incluem quedas das cargas, rompimentos de cabos, cintas, pontos de pega e embalagens; dimensionamento inadequado dos equipamentos de movimentação; intempéries naturais, tais como fortes chuvas e ventos, além de erros técnicos por parte dos operadores.

Por isso, é mais que necessário investir num profissional capacitado para realizar ações de rigging. De fato, a maioria dos problemas citados podem ser evitados diante de um planejamento bem executado e minucioso.

Dessa forma, o rigger deve incluir no planejamento uma rigorosa manutenção dos guindastes, além de uma inspeção periódica em todos os cabos de aço.

Durante o momento da elevação de carga, toda a área de operação deve estar sinalizada e isolada. Caso necessário, uma equipe especializada em segurança do trabalho deve acompanhar os processos.

Os operadores e sinaleiros devem estar totalmente familiarizados com a linguagem adotada nesse tipo de processo, por meio de contato verbal e visual.

O trabalho obrigatoriamente precisa ser realizado com todos os materiais de segurança necessários, como cintos, capacetes e vestimentas especiais.

Se você procura uma fabricante de cinto de segurança para trabalho em altura e outros produtos para realizar elevação de carga, confira agora mesmo o catálogo da Polifitema.

Especialista em artigos para garantir a segurança no transporte de produtos, a Polifitema conta com uma equipe de especialistas sempre pronta para tirar suas principais dúvidas. Clique aqui e obtenha mais informações.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Confira: Cinto de segurança paraquedista na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta