Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Dica de bolso: a diferença entre carga fracionada e completa?

O setor de logística é cheio de termos técnicos, e mesmo quem trabalha na área acaba deixando escapar o significado de alguns. Termos como carga fracionada e completa são bastante utilizados por empresas de transportadoras ou empresas que fazem uso desse tipo de serviços, incluindo o despacho de mercadorias. 

Mas qual seria realmente a diferença entre esses dois tipos de cargas? É importante destacar que o tipo de produto e o modelo de negócio que determinam qual será o tipo de carga usada pela empresa. Sendo assim, a escolha depende do seu negócio. 

Definindo o que é carga completa 

Carga completa, também chamada de carga fechada e carga de lotação, diz respeito a uma modalidade em que o caminhão é carregado com pedidos de somente um embarcador. Isso pode acontecer por diversas razões, como grande volume de cargas, urgência na entrega e restrições do cliente em relação ao compartilhamento do veículo.

Carga fracionada 

Esse tipo de carga se trata do envio de pequenos volumes de mercadorias em um único meio de transporte. No caminhão, são colocados diversos produtos (os pedidos dos clientes) que, sozinhos, não poderiam utilizar toda a ocupação daquele caminhão. Dessa forma, é pago apenas o espaço usado para o transporte da mercadoria, além do rateio de outros custos com as demais cargas enviadas.

Com isso, um único caminhão pode levar os pedidos de vários clientes em uma mesma viagem, seguindo, logicamente, uma rota previamente elaborada. Esse recurso é benéfico para todos os envolvidos, pois as transportadoras não arcam com a ociosidade, os embarcadores melhoram os custos e os clientes recebem seus pedidos dentro do prazo estabelecido.  

Como é realizado o transporte de carga fracionada? 

Esse tipo de carga requer o máximo de cuidado e responsabilidade pela transportadora, uma vez que o foco principal é a qualidade e agilidade na entrega. Para que isso aconteça, é preciso realizar alguns procedimentos.

  • Cubagem da carga: a primeira coisa a se fazer é avaliar o peso e o volume de cada mercadoria, sendo esse processo conhecido como a cubagem de carga, momento onde as dimensões do produto são analisadas para sua acomodação no caminhão. É importante respeitar os critérios da legislação de transporte rodoviário de cargas. 
  • Mecanismos tecnológicos de entrega: a entrega dos produtos fracionados requer atenção, pois é preciso ficar atento às novas ferramentas tecnológicas do setor. Assim, elas deve ser usadas conforme a demanda para assegurar um serviço de qualidade. Utilize mecanismos como planejamento da rota logística, fornecimento de rastreio para clientes, gestão de riscos e monitoramento completo da carga. São fatores essenciais para evitar problemas e garantir a segurança do motorista, assim como o bom desempenho do veículo. 
  • Segurança para a carga: o transporte de maneira fracionada pede mais segurança em decorrência de seus procedimentos intermediários e a abundância de manuseio na hora de organizar a carga. Necessita, assim, de um cuidado a mais para evitar riscos, quedas ou amassos, o que pode resultar em uma insatisfação por parte do cliente. Lembrando que isso também pode ser evitado com o uso de equipamentos corretos para o manuseio de cargas. 
  • Roteiro estratégico: é necessário fazer com que a rota seja rentável, uma atividade que acaba por envolver mais de um fornecedor ao mesmo tempo. O correto é usar um sistema de roteirização para garantir que as entregas sejam feitas conforme o prazo estabelecido inicialmente com o cliente. 

Conforme explicitado, os conceitos das duas modalidades são diferentes, contendo propriedades específicas. Isso não as qualifica como melhores ou piores quando comparadas, mas as define como mais adequadas a contextos diferentes, uma vez que cada uma atende a necessidades diferentes. 

Equipe seu transporte de cargas com equipamentos de qualidade da Polifitema 

Saber qual é o tipo de carga que melhor atende às necessidades de sua empresa é algo importante e que precisa ser estudado de acordo com a mercadoria transportada. Assim também é necessário ter atenção aos equipamentos que precisam fazer parte desse transporte. 

A Polifitema é uma empresa especializada em movimentação de cargas com mais de 20 anos de experiência no setor. Ela possui diversos equipamentos para elevação e movimentação de cargas, como manilha para corrente

Navegue pelo blog e fique por dentro de todas as novidades para a segurança de sua carga.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta