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Dica de bolso: tire as dúvidas sobre alinhamento e balanceamento de caminhões

Saiba tudo o que precisa conhecer sobre balanceamento e alinhamento de caminhões. Veja também onde encontrar equipamentos para transporte, como gancho para amarração de cargas. 

A manutenção periódica e a revisão de caminhões é fundamental para garantir o bom funcionamento de veículos pesados, assim como a eficiência e produtividade dos mesmos. 

Em vista disso, o balanceamento e alinhamento surgem como meios de garantir que as viagens ocorram de forma mais segura e com menos riscos após a manutenção dos veículos. 

O que é alinhamento e balanceamento

Os veículos automotores, sejam eles carros ou caminhões, devem rodar sobre um conjunto de pneus, sendo que, para que tudo ocorra bem, é preciso que estejam em perfeito alinhamento.

Em outras palavras, as rodas precisam se manter paralelas, respeitando o que for determinado pelo fabricante com relação ao ângulo com o solo. 

Os componentes ligados ao funcionamento dos pneus, tais como eixos, rolamentos, suspensão, entre outros, só funcionarão de forma correta se respeitada a manutenção periódica. O balanceamento, nesse sentido, se mostra como a principal forma de garantir segurança e eficiência. 

Ainda sobre a importância da revisão periódica, determinados elementos fundamentais ao funcionamento dos pneus, como borrachas e buchas, que garantem o bom alinhamento, sofrem desgaste temporal, principalmente quando o caminhão precisa atravessar percursos com muitas trepidações. 

Ou seja, o alinhamento é um dos serviços mais importantes quando falamos em revisão e manutenção de veículos. 

Geralmente, o alinhamento envolve consertos e reparos baratos, o que pode garantir economia a longo prazo, já que um veículo bem alinhado tem um rendimento maior e fica protegido contra problemas mais complicados. 

Problemas de alinhamento para ficar de olho

Existem três tipos mais comuns de alinhamento, e envolvem questões para se prestar atenção. São eles:

Convergência/Divergência

A convergência/divergência diz respeito ao ângulo horizontal dos pneus. Ou seja, quando as extremidades dianteiras se localizam voltadas para dentro, enquanto as traseiras permanecem para fora, pode-se afirmar que as rodas estão convergentes. 

Por outro lado, quando as rodas se localizam voltadas para fora nas extremidades dianteiras, é porque estão divergentes. 

Câmber

O câmber, quando desalinhado, pode levar a deformações nos pneus, consequência do desbastamento de forma desigual na banda de rodagem. 

Com relação a isso, é preciso salientar que caminhões de marcas e modelos diferentes contam com tolerância de cambagem específica, determinada pelo fabricante. Geralmente, os ajustes são feitos após colisões laterais ou impactos mais fortes. 

Cáster

O cáster diz respeito à posição do pino mestre frente ao ponto de fixação no centro da roda. 

O módulo de cáster também deve respeitar as determinações do fabricante, já que varia de acordo com o modelo do veículo. A troca periódica dos componentes envolvidos é a melhor forma de manter tudo funcionando de maneira segura. 

Vantagens do alinhamento e balanceamento para o seu caminhão

Os componentes de um veículo só trabalham em plena capacidade se os responsáveis mantiverem o alinhamento e balanceamento sempre em dia. Com isso, além da economia a longo prazo, o trabalho do caminhoneiro será mais seguro e eficaz mediante a revisão periódica. 

Ao ter uma das rodas pendendo para um lado que não deveria, o motorista fica mais suscetível à ocorrência de acidentes nas estradas. Em vista disso, o alinhamento auxilia na preservação dos freios e da suspensão do caminhão, além de outros elementos fundamentais ao veículo. 

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Na Polifitema, é possível encontrar todos os equipamentos para transporte de produtos, como gancho para amarração de cargas, de forma a garantir a qualidade e segurança das entregas de mercadorias aos clientes finais. 



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