Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Dicas de amarração de cargas para longas distâncias

O transporte de cargas exige muita cautela, pois os riscos enfrentados pelos motoristas não estão somente nas estradas, mas também na forma de amarração. Por esse motivo, se faz necessário total atenção no momento de fazer a fixação da carga.

Caso ela não esteja bem fixada na carroceria, os riscos de deslizamentos podem ser grandes. Isso acontece por conta de sofrerem o impacto do deslocamento.

O objetivo da amarração é diminuir situações de risco enquanto o transporte está em atividade na estrada, como possíveis tombamentos, deslizamentos e deslocamentos da própria carga.

Conheça algumas dicas de amarração de carga

A amarração de cargas não é o único fator responsável por acidentes nas estradas, mas se os colaboradores souberem técnicas para fixar melhor e com mais segurança, sérios problemas podem ser evitados.

Veja abaixo algumas dicas de amarração que podem contribuir com a segurança do transporte da sua empresa, de modo que todo o processo ocorra da maneira mais segura e eficiente possível.

Atentar-se aos riscos

Toda movimentação de carga apresenta riscos. Por esse motivo, é importante verificar com antecedência se há algo de errado para, então, tomar as cabíveis providências de modo a evitar qualquer tipo de risco e, dessa forma, preservar a vida e a segurança das pessoas, bem como a integridade da carga.

Capacitação da equipe

Os dispositivos de segurança contribuem bastante para deixar as cargas bem fixadas ao veículo. Eles ajudam a evitar sérios acidentes e salvar vidas, mas para garantir mais segurança, é necessário que esses acessórios estejam firmemente fixados.

Para isso, é essencial que os colaboradores sejam capacitados e certificados para manusear os equipamentos da maneira correta e, então, estejam aptos a trabalhar com a movimentação das cargas.

Realize sempre a manutenção dos equipamentos

A manutenção de todos os acessórios e veículos deve estar sempre em dia, mesmo que sejam novos e modernos. Essa ação irá contribuir para o bom funcionamento, além de permitir mais segurança na movimentação.

Aposte em equipamentos de boa qualidade

A manutenção dos acessórios é de suma importância, mas investir em equipamentos mais potentes e de boa qualidade só tem a ajudar na segurança da carga e na prevenção de acidentes. Vale lembrar que mesmo em equipamentos modernos, preservá-los é primordial.

Uso do equipamento

A utilização dos equipamentos de segurança é exigida por lei. Eles são essenciais para manter a segurança tanto do colaborador como da carga, uma vez que esta precisa estar bem fixada para não correr o risco de se deslocar e causar sérios problemas indesejáveis.

Essas são algumas dicas que podem contribuir com a segurança dos seus funcionários e permitir que eles e a carga cheguem ao destino corretamente. Conhecer os pilares de segurança para movimentação de cargas é fundamental para um bom desempenho de seu trabalho.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos modelos de equipamentos de proteção individual, movimentação e elevação de carga, além de contar com uma linha completa de Linga de correntes, entre muitos outros. Tem como objetivo buscar inovações para melhor atender os seus clientes e, dessa forma, manter uma excelente e duradoura parceria.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta