Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Dicas para frota: como economizar combustível?

Para que os lucros possam aparecer, é necessário que haja um equilíbrio significativo entre os gastos e os custos de um negócio. Para um empreendedor que conta com uma frota de caminhões, o custo de combustível tende a ser alto, e, caso isso seja em excesso, esse gasto pode fazer com que a viagem saia mais cara do que o planejado. 

Assim, é preciso saber como economizar, e, para isso, é necessário tomar algumas medidas. Mesmo práticas mais simples podem ser uma estratégia financeiramente benéficas para a empresa, fazendo com que o custo final seja menor e mantendo o veículo em bom estado. Além disso, o processo ocorre sem afetar a qualidade do serviço, evitando ainda custos desnecessários.

Dicas para reduzir o consumo de combustível 

Faça o planejamento da rota com antecedência 

Planejamentos são bons aliados contra surpresas não muito agradáveis no meio do caminho. Por isso, veja se a rota traçada está com acesso viável e sem nenhum empecilho que faça o motorista rodar mais, gastando mais combustível e gastando mais tempo. Se preocupe também em saber os horários de pico. Dessa forma, você irá economizar tempo e combustível. 

Calibre os pneus e realize manutenções periodicamente 

Quando a calibragem não é feita corretamente, a performance do caminhão é afetada e isso acaba se transformando em um problema, pois o veículo sofre maior atrito com o solo, fazendo o motor trabalhar mais e resultando em mais combustível. Com um roteiro estratégico, o caminhoneiro poderá calibrar os pneus sempre que necessário. Complementando essa dica, é importante realizar manutenções preventivas para saber quais itens necessitam de atenção. 

Coloque combustível apenas em postos confiáveis 

Existem muitos postos que, infelizmente, não trabalham com um combustível de qualidade ou que adulteram o produto. Além disso, esses estabelecimentos oferecem preços mais atrativos. Por isso, tome cuidado quando for abastecer, o barato pode acabar saindo mais caro e ainda causar danos ao veículo. 

Deixe o veículo engrenado 

Muitos motoristas têm o hábito de deixar o caminhão no ponto morto nas descidas, o que é algo perigoso a se fazer e absolutamente desnecessário. Nos veículos mais modernos, basta utilizar o freio, uma vez que, quando ele está acionado, não existe injeção de combustível. Com o carro engrenado, não se gasta combustível, enquanto que no ponto morto é como se ele estivesse em marcha lenta, gastando muito mais. 

Utilize o tacômetro 

Os caminhões mais novos já possuem uma faixa verde no tacômetro ou conta-giros, e é ela que indica a rotação correta para o veículo. Dirigindo o máximo de tempo dentro dessa faixa, o consumo de combustível será reduzido, não se fazendo necessário o emprego de mais força no motor, uma vez que não haverá rotações baixas ou altas. O ideal é se manter no meio dessa faixa, o que seria rotação ótima para o caminhão em questão. 

Faça uso da direção defensiva 

Quando o motorista mantém uma distância segura dos outros veículos, ele consequentemente evita as freadas bruscas, responsáveis por gastar bastante combustível, bem como a aceleração repentina. 

Equipamentos adequados para o transporte de cargas, podem resultar em economia do processo 

Além de todas essas dicas para reduzir o gasto com o combustível, é importante se atentar ao uso de equipamentos e materiais corretos para o transporte de cargas. Eles vão garantir que a carga chegue ao destino intacta, evitando gastos desnecessários com produtos danificados. Isso também vale para o uso como estratégia de otimização  dentro de um estoque. 

Na Polifitema, é possível encontrar diversos tipos de equipamentos para a movimentação de cargas, amarração, lingas e correntes. Esses equipamentos ajudam no transporte dos veículos, dando mais proteção para a carga.

Acesse o blog e tenha sempre informações relevantes sobre a segurança no transporte de cargas.

Veja mais: Modais de transporte | Linha de vida | O que é CIPA

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta