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É possível minimizar os riscos de uma atividade em altura?

É possível minimizar os riscos de uma atividade em altura?

Existem profissões que apresentam maior risco do que outras. Serviços que envolvem o uso de andaimes ou cordas são mais perigosos, porque são realizados em altura. Geralmente, esse tipo de trabalho é feito em edifícios enormes, onde o risco é ainda maior.

O alpinista industrial, ou seja, empregado terceirizado que realizar trabalhos de limpeza e manutenção em edifícios, deve seguir as normas técnicas de segurança e exigir que a empresa para qual ele trabalha ofereça os equipamentos adequados.

Seguindo algumas dicas, é possível sim prevenir riscos em altura e diminuir o número de acidentes de trabalho. A seguir, separamos as principais medidas que vão ajudar a manter a saúde e integridade físicas de colaboradores.

Realize treinamento

Para evitar riscos e acidentes, é muito importante que os profissionais passem por treinamento para realizar o trabalho em altura. Profissionais treinados estão mais preparados para executar sua atividade em conformidade com as normas de segurança. Com planejamento, uso de equipamentos adequados e a organização do processo, o funcionário vai se sentir mais protegido. São cuidados que têm por objetivo garantir a segurança de todos os funcionários.

Forneça equipamentos a todos os funcionários

É necessário que as empresas forneçam equipamentos individuais aos seus colaboradores. Os EPIs (equipamentos de proteção individual) são primordiais para quem trabalha em alturas. Tratam-se de acessórios como cordas e cintos, fundamentais para evitar acidentes graves no trabalho.

Forneça acessórios seguros

As empresas devem estar atentas à qualidade do material oferecido a seus funcionários e colaboradores. É preciso se certificar de que os acessórios estão em perfeito estado. Fiscalizar as condições de uso dos equipamentos regularmente é obrigação das empresas. Eles devem estar aptos para uso e bem conservados. Em caso de constatação de equipamentos irregulares ou que já estão velhos, é preciso imediatamente providenciar a reposição.

Confira: Cinto de segurança paraquedista

Fiscalize o trabalho

Mais do que fornecer equipamentos individuais e em perfeito estado, as empresas precisam também se certificar de que os funcionários estão usando os acessórios de segurança de forma adequada. É preciso supervisionar a execução das tarefas para saber se os funcionários estão utilizando os equipamentos. Ter um responsável por fiscalizar os trabalhadores é fundamental para garantir a segurança e cumprimento das normas. Cabe às empresas exigirem e cobrarem de seus colaboradores o uso de todos os equipamentos de segurança, principalmente em casos de trabalhos em altura.

Previna-se de riscos e exija de seus funcionários o uso de equipamentos de segurança

Profissões de risco, como trabalhos em altura, exigem que as normas de segurança sejam cumpridas à risca. Cabe ao contratante fornecer e exigir que os funcionários utilizem equipamentos adequados para sua proteção.

Os empregadores devem oferecer os equipamentos seguros, de forma individual e em perfeitas condições de uso. É importante também atualizar e renovar os acessórios de toda a equipe regularmente.

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