- dezembro 19, 2019
- Publicado por: Polifitema
- Categoria: Trabalho em Altura
Existem profissões que apresentam maior risco do que outras. Serviços que envolvem o uso de andaimes ou cordas são mais perigosos, porque são realizados em altura. Geralmente, esse tipo de trabalho é feito em edifícios enormes, onde o risco é ainda maior.
O alpinista industrial, ou seja, empregado terceirizado que realizar trabalhos de limpeza e manutenção em edifícios, deve seguir as normas técnicas de segurança e exigir que a empresa para qual ele trabalha ofereça os equipamentos adequados.
Seguindo algumas dicas, é possível sim prevenir riscos em altura e diminuir o número de acidentes de trabalho. A seguir, separamos as principais medidas que vão ajudar a manter a saúde e integridade físicas de colaboradores.
Realize treinamento
Para evitar riscos e acidentes, é muito importante que os profissionais passem por treinamento para realizar o trabalho em altura. Profissionais treinados estão mais preparados para executar sua atividade em conformidade com as normas de segurança. Com planejamento, uso de equipamentos adequados e a organização do processo, o funcionário vai se sentir mais protegido. São cuidados que têm por objetivo garantir a segurança de todos os funcionários.
Forneça equipamentos a todos os funcionários
É necessário que as empresas forneçam equipamentos individuais aos seus colaboradores. Os EPIs (equipamentos de proteção individual) são primordiais para quem trabalha em alturas. Tratam-se de acessórios como cordas e cintos, fundamentais para evitar acidentes graves no trabalho.
Forneça acessórios seguros
As empresas devem estar atentas à qualidade do material oferecido a seus funcionários e colaboradores. É preciso se certificar de que os acessórios estão em perfeito estado. Fiscalizar as condições de uso dos equipamentos regularmente é obrigação das empresas. Eles devem estar aptos para uso e bem conservados. Em caso de constatação de equipamentos irregulares ou que já estão velhos, é preciso imediatamente providenciar a reposição.
Confira: Cinto de segurança paraquedista
Fiscalize o trabalho
Mais do que fornecer equipamentos individuais e em perfeito estado, as empresas precisam também se certificar de que os funcionários estão usando os acessórios de segurança de forma adequada. É preciso supervisionar a execução das tarefas para saber se os funcionários estão utilizando os equipamentos. Ter um responsável por fiscalizar os trabalhadores é fundamental para garantir a segurança e cumprimento das normas. Cabe às empresas exigirem e cobrarem de seus colaboradores o uso de todos os equipamentos de segurança, principalmente em casos de trabalhos em altura.
Previna-se de riscos e exija de seus funcionários o uso de equipamentos de segurança
Profissões de risco, como trabalhos em altura, exigem que as normas de segurança sejam cumpridas à risca. Cabe ao contratante fornecer e exigir que os funcionários utilizem equipamentos adequados para sua proteção.
Os empregadores devem oferecer os equipamentos seguros, de forma individual e em perfeitas condições de uso. É importante também atualizar e renovar os acessórios de toda a equipe regularmente.
A Polifitema é uma empresa que oferece ao mercado o melhor em movimentação de cargas e elevação. O seu catálogo de produtos contempla os mais diversos modelos de equipamentos de movimentação e segurança ao trabalhador, como as cintas e talabartes. Para quem está buscando renovar seus equipamentos de segurança, a Polifitema é uma excelente opção.
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