Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Elevação de carga: dicas fundamentais para o içamento

O içamento de cargas é um procedimento que exige do trabalhador atenção redobrada, pois se trata de uma atividade que apresenta alto risco de possíveis acidentes no período de sua execução, comprometendo a segurança dos colaboradores.

Esse processo é realizado com muita frequência nos setores industrial e da construção civil, que, normalmente, fazem uso de diversos equipamentos, como grua, empilhadeira, guindastes e outros com capacidade para a elevação da carga, a fim de posicioná-la corretamente. 

Para garantir a execução dessa atividade, separamos algumas dicas que vão contribuir para a redução de riscos e permitir uma segurança maior no momento da elevação e do posicionamento da carga.

Conheça as principais dicas e as normas de segurança para a elevação de carga 

Elevação de carga se define como erguer, levantar, transportar ou sustentar uma carga de um local para o outro. Parece algo fácil, mas, na verdade, trata-se de uma atividade que envolve situação de risco, podendo gerar acidente de trabalho. 

O processo de içamento deve ser tratado com muito cuidado e, principalmente, com seriedade, não importando qual o tipo de carga que será transportada, todas precisam receber a mesma medida de atenção. Por essa razão, é importante, antes de qualquer iniciativa, ter conhecimento sobre a NR (Norma Regulamentadora).

NR11 

Essa norma tem por objetivo determinar todas as diretrizes de segurança voltadas para operações que se dão por meio de elevadores, guindastes ou outros tipos de maquinários para transporte. Além de conter todas a exigências para segurança, o documento aponta qual o total de carga em todo lugar e maquinários, e a importância de buzina em equipamentos motorizados.

NR18

A NR18 estabelece diretrizes para as condições de trabalho às indústrias de construção, assim como para as atividades voltadas ao içamento de cargas.

Planejamento de riggng

Esse é um documento elaborado por um profissional capacitado e licenciado, que, por sua vez, irá especificar de forma detalhada os procedimentos importantes que devem ser seguidos para a elevação de cargas. Além disso, no plano riggng, deve conter com clareza quais são os tipos de guindastes que devem ser utilizados. Essa informação é necessária devido ao peso e movimentação da carga, que não são iguais.

Outro quesito muito importante a ser considerado é o aspecto do tempo, local, entre outros fatores primordiais para o plano de segurança. Visitas técnicas são realizadas no lugar para a certificação das condições do solo.

Tipos de equipamentos e guindastes a serem utilizados

Após ter em mão o plano riggng e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), o próximo passo pode ser iniciado. Lembrando que, nesse documento, está estabelecido quais são os equipamentos necessários, e os tipos de guindastes que precisam ser utilizados.

Importância da inspeção geral

A inspeção geral é realizada após todos os quesitos estabelecidos no planejamento serem atendidos. Essa averiguação deve acontecer desde o terreno, equipamentos e, se for o caso, checar até mesmo possíveis acessórios, como, por exemplo, cinta de içamento, entre outros.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos de segurança, como o gancho de amarração de cargas. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas.

Veja mais: Importância do uso de EPI | EPI | Trabalho em altura

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta