Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Entenda como utilizar da melhor maneira o laço de cabo de aço

Se você procura alta resistência para realizar elevações de cargas, acompanhe este artigo com dicas e informações sobre o laço de cabo de aço. Esse tipo de material pode ser fabricado a partir de cabos de aço polido, galvanizado ou inoxidáveis e – a partir de presilhas especiais – garante toda a segurança necessária para suas atividades industriais.

Conheça sobre o laço de cabo de aço

O laço de cabo de aço, também conhecido no mercado como eslinga ou estropo, apresenta uma estrutura que inclui o cabo de aço (que pode ser das mais variadas metragens), com um olhal ou laço em cada extremidade. De acordo com especialistas, o olhal pode ainda ter uma sapatilha criada para preservar o cabo mesmo com o uso de ganchos.

Para manter esse equipamento em excelentes condições, o ideal é ficar atento em aspectos relativos à manutenção preventiva. Dessa forma, antes de utilizar o laço de cabo de aço, é importante realizar uma inspeção visual a fim de encontrar deteriorações e outros defeitos que podem prejudicar a elevação de carga.

Caso sejam encontradas grandes quantidades de rupturas concentradas, danos por calor, arames rompidos, acessórios ou presilhas deterioradas ou corrosões com perda de flexibilidade, o ideal é que o produto tenha seu uso suspendido até a resolução total de todas essas questões.

Profissionais experientes indicam que, no caso de alguma dúvida quanto a esses fatores de defeitos, ainda assim o material deve ser reservado para que seja inspecionado por um técnico especializado em avaliações minuciosas.

 Diâmetros de utilização

Neste contexto, vale ressaltar que a capacidade de carga de um laço de cabo de aço pode sofrer alterações baseadas no diâmetro do objeto no qual o produto está sendo dobrado. Sendo assim, não é possível acreditar que este produto necessariamente suporta o dobro de carga de trabalho no formato vertical.

De fato, existe uma relação de proporção chamada D / d, e ela indica o seguinte: enquanto D é o diâmetro do objeto, d é o diâmetro do cabo de aço. Sendo assim, muitas vezes existe uma perda de força maior porque a relação entre D / d se torna menor, deixando o laço menos eficaz.

Por esse motivo, o olhal não pode ter um comprimento menor do que o dobro do objeto de diâmetro. Contudo, se o corpo do objeto possui ao menos o mesmo diâmetro que a linga, não é necessário realizar ajustes ou alterações.

A partir do uso do laço de cabo de aço, é possível trabalhar com as mais variadas operações logísticas garantindo eficiência e cuidado com os produtos transportados. A Polifitema conta com uma série de laços de cabo de aço de aço e também talabartes de ancoragem projetados com materiais de primeira linha.

Saiba onde encontrar

Contudo, se você está precisando de equipamentos para a sua empresa, tais como ganchos para elevação de carga, cintos e outros equipamentos de segurança para trabalhos em altura, conheça os produtos oferecidos pela Polifitema.

Além de serem produzidos com os mais altos padrões de qualidade e também de tecnologia, os materiais são oferecidos por preços competitivos.

Conheça os Cintos e Talabartes da Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta