Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Entenda a importância dos cintos e talabartes na construção civil

Profissionais que atuam no setor de construção civil devem estar atentos quanto ao uso correto dos principais Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos como EPIs. Esses materiais são indispensáveis para qualquer trabalhador que fica exposto a algum tipo de risco durante a realização de suas atividades.

Para quem atua especificamente no trabalho em altura, alguns dos principais EPIs necessários são os cintos e talabartes.

Você sabe qual a importância e o uso correto de cada um desses equipamentos? Confira abaixo mais informações:

Cinto de segurança

Obrigatório para trabalho acima de dois metros de altura, o cinto de segurança pode ser fabricado para diversos tipos de atividades.

No caso da construção civil, os mais utilizados são os abdominais – que permitem mãos livres para realizar tarefas – e o paraquedista, utilizado para movimentação ágil em alturas. Existem ainda outros tipos de modelos, que serão executados de acordo com a necessidade de cada tipo de obra.

O cinto para construção civil pode ser fabricado a partir de fibras sintéticas ou multifilamentos e, também contam com peças metálicas. No setor de construção civil, geralmente eles são produzidos para suportar indivíduos de até 100 kg. No entanto, é possível estudar caso a caso a fim de verificar se pessoas mais pesadas podem realizar os trabalhos.

Talabartes 

Com o objetivo de oferecer total proteção ao trabalhador, o talabarte conecta o cinto de segurança a um ponto de ancoragem. Sendo assim, este equipamento mantém o profissional ligado ao local onde a atividade está sendo realizada.

O mercado oferece diversos tipos de talabarte, entre eles o simples, o duplo e o de posicionamento. Especificamente, o simples é o mais comum. O duplo, indicado para uso em mais de um ponto de conexão, enquanto o de posicionamento principalmente utilizado para profissionais de limpeza ou que seja necessário a utilização das duas mãos e/ou atividades de agilidade.

Dicas 

– Cintos e talabartes são apenas alguns dos itens indispensáveis para trabalhos em altura. Segundo a legislação brasileira, existe uma série de outros produtos que devem ser utilizados, como por exemplo roupas especiais, botas, óculos e capacetes.

– Todos os produtos necessariamente precisam ser entregues gratuitamente ao funcionário em excelente condição de uso. Cabe ao colaborador manter os EPIs em bom estado de uso, comunicando a empresa em qualquer caso que possa comprometer a utilidade e eficiência dos materiais.

– Os equipamentos precisam corresponder a normas específicas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

– Antes de realizar a compra de produtos, o mais indicado é que o setor responsável busque as melhores soluções de fornecedores, tanto em aspectos relacionados à qualidade quanto aos valores e condições de pagamento.

Clique aqui e acesse mais informações e dicas relacionadas no blog da Polifitema, uma empresa que é referência no mercado de produtos para a segurança do trabalho. Além de contar com uma série de cintos e talabartes para os mais diversos usos, você também encontra materiais para amarração de carga – como fitas avulsas, catracas fixas e ganchos – elevação e muito mais!

Conheça a cadeira suspensa de segurança da Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta