Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Entenda melhor os modais de transporte e como eles favorecem sua operação

Entenda como os modais de transporte são importantes para sua empresa, e como ele contribui para melhorias nas operações.

Definimos modal de transporte sendo a maneira pela qual a logística de produtos e pessoas é feita dentro de uma determinada empresa. Exemplificando, seria o modo que pessoas e mercadorias vão ser transportadas de um lugar para outro.

É importante ressaltar que existem vários tipos de modais de transporte, e eles são de extrema importância para a economia da empresa e do país. Como são realizados vai afetar diretamente o sistema de produção e de consumo. Por isso fique atento as escolhas dos modais de transporte.

TIPOS DE MODAIS DE TRANSPORTE

Atualmente existem 5 tipos de modais de carga, são eles:

Rodoviário: feito através de rodovias. Esse modal é responsável por mais da metade da logística no Brasil. Esse modal costuma chegar com mais facilidade nos lugares, mas seus custos de manutenção são bastante altos.

Ferroviário: feito através de ferrovias, é usado por empresas que costumam enviar grande quantidade de mercadorias para destinos longos. Seu custo é baixo, mas não possui flexibilidade, dependendo assim geralmente do modal rodoviário para finalização da entrega.

Aeroviário: feito de forma aérea, esse tipo de transporte é bastante utilizado por empresas que necessitam de certa agilidade nos envios de mercadorias, de alto valor agregado e perecíveis, para distancias longas. Ele atende longas distancias em tempo ágil, mas limita a quantidade de carga e tem um custo elevado.

Hidroviário: feito pela água. Esse transporte é usado para enviar diversos tipos de produtos, e em diferentes estados, mas necessitam estar bem armazenados. É recomendado para cargas com baixo valor agregado. Os custos dos fretes compensam, mas a o prazo de entrega é longo.

Dutoviário: feito pelos dutos. No Brasil é um dos modais de transporte menos utilizados, ele realiza o transporte de grãos sólidos, substâncias liquidas e gasosas. Com um custo operacional baixo, suporta grande quantidade de cargas e é de extrema confiança. Mas seu percurso é totalmente inflexível, e o custo inicial é bastante elevado.

A importância da escolha do modal de transporte

Como foi apresentado acima, cada modal possui suas particularidades que os favorecem de alguma forma. Deixando assim o transporte das cargas mais eficientes. Mas essas particularidades também vão te ajudar a entender se ele vai ser o melhor tipo de transporte para sua empresa, ou não.

Nesse momento é preciso está com seu planejamento de logística bem estruturado, pois ele vai levar em consideração os custos, prazos, características da sua carga, restrições dos clientes, possíveis riscos, e outros aspectos que são essenciais para escolher a melhor opção de um modal.

Entender cada modal de transporte de cargas, é uma forma de enxergar a possibilidade de possíveis diversificações com relação aos meios de entrega, e conseguir benefícios importantes como baixar os custos totais.

Após todo o planejamento, feita a escolha certa do modal é preciso ficar atento aos equipamentos que serão utilizados para o transporte de cargas em cada tipo de modal. Isso vai gerar maior segurança, e assim diminui o risco de cargas defeituosas, pois foi feita a escolha certa também dos equipamentos.

Encontre equipamentos para transporte de cargas na Polifitema

A Polifitema é uma empresa que fabrica diversos produtos para a elevação de carga que sua empresa precisa. Esses equipamentos são de extrema importância para a alocação das cargas em todos os tipos de modais.

Adquira cintas, ligas, e correntes pelo site e proporcione uma maior segurança para a elevação de suas cargas.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta