Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Entenda os princípios básicos para o transporte de cargas

Para fazer um transporte de cargas da forma correta é preciso de uns requisitos que são fundamentais para a segurança tanto do motorista quanto de todos que irão encontrar com ele nas rodovias.

A amarração correta da carga é um desses requisitos, ela precisa ser feita com equipamentos próprios e de forma firme para que a carga fique totalmente protegida em casos de movimentos bruscos do caminhão como em manobras, frenagens e curvas.

Ter um sistema de amarração correto significa ter total segurança em relação ao risco de ter a carga arremessada para fora do veículo, ou até mesmo que ela se desloque de um lado para o outro fazendo com que o caminhão fique desestabilizado.

Como fixar uma carga da forma correta

Existem alguns princípios básicos que indicam quando a carga está segura no veículo de forma que ele seja capaz de suportar alguns tipos de forças em condições normais da pista como:

  • De 80% a 100% do peso da carga para frente;
  • 50% do peso da carga para as laterais e para a traseira do veículo;
  • 20% do peso para cima.

Para que fique mais claro, vamos explicar com mais detalhes os métodos mais seguros de fixação de cargas em um veículo.

Fixação envolvente 

Conhecida por fixação envolvente ou tie-down, essa forma de fixação de carga tem como objetivo forçá-la contra o piso do veículo, assim irá aumentar a capacidade restrita e automaticamente irá aumentar a força do atrito entre as superfícies.

 

Fixação direta em contenedores 

Esse tipo de fixação retém a carga de uma forma direta na estrutura do veículo através de contenedores específicos como uma carroceria, basculante, tanque, entre outros.

 

Fixação direta através de bloqueadores

Todo veículo de carga conta com um bloqueador em sua própria carroceria, seja ele o painel dianteiro, traseiro ou até mesmo as grades laterais onde a carga será amarrada com segurança.

 

Fixação direta com dispositivos de fixação 

Essa forma de fixar é feita com a ajuda de cabos de aço, cordas, correntes ou até mesmo cintas de nylon que são amarrados na estrutura do veículo ou também na carroceria.

 

O peso da carga pode ajudar na fixação 

O próprio peso da carga poderá ser utilizado como força para colaborar com o atrito que precisa acontecer entre o piso e a carroceria. Mas, para que isso aconteça de forma segura, é preciso que o veículo seja preparado para receber aquela carga.

 

Utilize produtos de qualidade 

Utilizar produtos que sejam de alta qualidade é muito importante para que a carga fique completamente segura em cima do veículo. Alguns produtos como ganchos, catraca móvel, fitas, catracas fixas e muitos outros são essenciais para a segurança da viagem com a carga.

A melhor loja do mercado de produtos de movimentação de cargas é a Polifitema. Essa empresa está atuando nesta área desde 1992 e oferece as melhores soluções através de seus produtos como cinta de amarração, cinta para carga e também alguns equipamentos para segurança de trabalho em altura.

Conheça mais sobre os equipamentos trabalho em altura na Polifitema.



Deixe uma resposta