Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Entenda os riscos de trabalho e como as botas de PVC podem auxiliar o trabalhador

As empresas têm muitas responsabilidades para cumprir, principalmente quando se trata dos seus colaboradores e, uma delas, é preveni-los de qualquer função que ofereça riscos à saúde física e, até mesmo, psicológica.  É importante saber que riscos ocupacionais são situações que colocam em perigo o colaborador, mas que faz parte da função exercida por ele.

Portanto, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do trabalho, a empresa é obrigada a garantir equipamentos de proteção de uso individual para estes funcionários. Com isso, será possível evitar que o colaborador fique exposto a qualquer espécie de riscos. Assim como a organização deve zelar pela a saúde do seu empregado fornecendo a eles todos os equipamentos de segurança, cabe também a ele usá-lo da maneira correta e manter a sua conservação. Lembrando, é de responsabilidade da empresa fazer a manutenção e a substituição gratuitamente quando necessário.

De acordo com o Ministério do Trabalho existem classificação para cada risco

Riscos físicos

Estes riscos estão voltados para as radiações ionizantes, frio, calor, vibrações, ruídos e umidade. O ideal é a empresa deixar o trabalhador ciente dessas situações, dessa forma, facilita as medidas de segurança.

Riscos químicos

 Inclui fatores como gases, vapores e poeira. A empresa tem obrigação de levantar informações sobre qualquer tipo de produto tóxico que possa prejudicar a saúde do seu contratado, antes de colocá-lo exposto a tal situação.

Riscos biológicos

 O capital humano fica sujeito a vírus, fungos, bactérias, micro-organismos, entre outros. Os grupos de pessoas expostas a esse tipo de risco devem ser protegidas das contaminações. É preciso que os empresários estejam atentos, pois qualquer função de risco pode gerar alto grau de insalubridade.

Riscos ergonômicos

 Se refere às longas jornadas de trabalho, o que pode causar para o indivíduo situações como de estresse físico, como por exemplo: posturas inadequadas por ofício da própria função por ele exercida. É importante que os profissionais responsáveis pela gestão de pessoal busquem por benefícios que possam ajudar esses colaboradores.

Riscos de acidentes

 Os riscos de acidentes estão incluídos na categoria de riscos ocupacionais no trabalho que estão ligadas a fiação e tomadas com mau contato e expostas, iluminação incorreta, uso de ferramentas de improviso, assim como outras situações.

Qual a finalidade do EPI e por que ele deve ser utilizado?

 Os EPIs têm como finalidade proteger o trabalhador no exercício da função atribuída, principalmente quando essa atividade coloca sua saúde de forma geral em risco. Por isso, é muito importante o uso do equipamento individual, com ele o colaborador fica protegido e evita riscos de acidentes.

Entre estes EPIs estão às botas de PVC que são bastante confortáveis e ajuda a proteger de acidentes, não derrapa em pisos lisos e úmidos por conta do seu solado que é antiderrapante. Como podemos ver existem diversos tipos de equipamentos. Tomar medidas de precauções nunca é pouco, principalmente para manter a segurança do trabalhador em sua jornada diária. São atitudes que ajudam evitar acidentes.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual para indústrias de pequeno, médio e grande porte, independente do segmento. A empresa preza pela importância dos EPIs, por essa questão se especializou em produzir todos os seus EPIs com a melhor qualidade.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre os EPIs por meio do blog.

Veja mais

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta