Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Equipamentos de segurança na prática de esportes radicais em altura

A prática de esportes radicais exige equipamentos de segurança capazes de minimizar as chances e os impactos de acidentes. Por isso, é necessário ficar de olho nos principais produtos e em suas respectivas funcionalidades, bem como o uso adequado de acordo com a atividade praticada.

Este post do blog Polifitema irá detalhar quais os principais acessórios para cintas e equipamentos de segurança para alguns dos esportes radicais mais famosos da atualidade. Confira abaixo!

Equipamentos de segurança:

Rapel

De forma simples, é um esporte em que os praticantes devem descer grandes paredes de rocha usando cordas. Vale ressaltar que o indicado é realizar o trajeto com monitores especializados e credenciados.

Para fazer a descida, são utilizados equipamentos como cadeirinha, mosquetões e cinto para trabalho em altura ou cinturão de segurança.

Além disso, as cordas devem possui um alto fator de segurança e também de elasticidade, pois isso pode diminuir o impacto de quedas. Todos os itens citados devem seguir as normas direcionadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Arvorismo

Esse esporte radical consiste em trilhas aéreas sobre a copa das árvores. Algumas estruturas costumam ser montadas nessas copas, mas outras usam postes de madeira. Para praticar o arvorismo, as cordas são os equipamentos mais essenciais, pois elas proporcionam elas impedem os participantes de cair no chão. Elas devem contar com um alto nível de elasticidade a fim de evitar um alto impacto durante uma queda.

Vale ainda destacar que uma cinta para trabalho em altura também é necessária para a prática do esporte. Assim como a corda, ela deve ser de qualidade para não romper diante de impactos fortes.

Cascading

Também conhecida como rapel de cachoeira, o cascading consiste basicamente na descida de uma cachoeira usando equipamentos de alpinismo. Nesse esporte radical, o corpo fica apoiado em um tipo de cadeirinha, que é presa tanto na cintura quanto nas pernas. E da mesma forma que o rapel, deve ser realizado na companhia de profissionais devidamente habilitados e utilizando equipamentos de segurança de alto nível. Assim como nos outros esportes citados, a corda deve ser resistente a impactos e o cinturão de segurança totalmente adequado para trabalhos em altura.

Antes de se aventurar na prática de esportes como esses, certifique-se de estar totalmente ciente do grau de dificuldade do roteiro, do condicionamento físico necessário para a participação, quais as atividades inclusas e se é necessário algum tipo de treinamento prévio.

A empresa contratada deve, preferencialmente, oferecer seguro de vida. No contrato de prestação de serviços, confira quais são as condições de cobertura da apólice e se elas de fato são eficientes. Também pergunte se haverá socorro na região em caso de emergência e quais são as roupas sugeridas para o tipo de atividade proposta.

Por fim e não menos importante, sempre invista em aparelhos de segurança – seja para a sua empresa de esportes radicais ou para sua prática com amigos. A Polifitema se preocupa com sua segurança e, por isso, conta com uma linha de produtos essenciais para sua proteção, como acessórios para cintas e cinturão de segurança.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Confira: TRX Preço na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta