Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Erros que não devem ser cometidos ao se trabalhar em altura

Trabalhar em altura é considerado um dos trabalhos mais perigosos que existem. Quando há a falta de cuidados e equipamentos especiais, o perigo se torna ainda maior e as chances de acidentes fatais também são grandes.

Uma empresa que atende esse tipo de trabalho precisa estar sempre atualizada em relação a maneira de proteger seus funcionários para que consigam prestar serviços de qualidade e com total segurança.

A queda é um dos acidentes que mais preocupam profissionais da construção civil, pois na maioria dos casos ela pode ser fatal. Para que os riscos de queda sejam menores, a empresa precisa eliminar todos os riscos possíveis que deixam o trabalhador vulnerável.

Erros que colaboram para causar acidentes 

Falta de treinamento 

A falta de treinamento dos funcionários é um erro grave por parte da empresa. É preciso que os trabalhadores tenham pleno conhecimento do serviço que deve ser feito e da forma que ele irá ser realizado.

Como utilizar os equipamentos é um bom exemplo de treinamento que é indispensável. Além de saber como fazer a utilização dos equipamentos de segurança e realizar o serviço, é preciso que em seu treinamento, o trabalhador tenha noção de quais são os riscos que ele corre se não obedecer as normas.

Também faz parte do treinamento saber conhecer o local que será feito o trabalho, quais são os riscos que ele oferece e como se proteger de forma adequada. Por esses motivos é necessário que o instrutor seja competente o bastante para passar todas as informações de forma clara para o trabalhador.

 

Não utilizar equipamentos corretos 

Infelizmente ainda nos dias de hoje, algumas empresas ignoram a importância de alguns equipamentos que são indispensáveis no momento do trabalho, e isso pode causar acidentes fatais em seus funcionários.

Para que o trabalho seja feito de uma forma mais segura, é preciso que a pessoa esteja utilizando equipamentos como cinto paraquedista, cinto de segurança paraquedista, laço cabo de aço, trava quedas e alguns outros que são essenciais para realizar serviços em altura.

 

Utilizar equipamentos estragados 

Fazer o uso de equipamentos estragados é tão arriscado quanto não utilizar equipamento nenhum. É importante que o trabalhador e também a empresa tenham consciência de quando é necessário trocar os equipamentos.

Esses produtos precisam ser inspecionados com periodicidade e se estiverem com qualquer defeito, mesmo que seja um desgaste pequeno, sejam trocados imediatamente.

Caso o trabalhador esteja em dúvida se o equipamento está realmente em bom estado para ser utilizado, é aconselhável que descarte esse equipamento e solicite outro.

Conforme passa o tempo e uso, os equipamentos sofrem danos causados pelo calor, produtos químicos que acabam caindo no momento do serviço, também o desgaste natural do produto, e isso deve ser verificado diariamente.

É muito importante ressaltar que apenas um equipamento não fará diferença na proteção do trabalhador que está exposto a altura. É preciso que ele tenha todos os equipamentos necessários para que consiga trabalhar com total segurança.

 

Os equipamentos utilizados devem ser de alta qualidade e, por isso, é essencial comprá-los em lojas que sejam experientes no assunto como é o caso da Polifitema. É possível encontrar nessa loja online produtos como cinto de segurança paraquedista, trava quedas e muitos outros que não podem faltar em um dia de trabalho desse tipo.

Conheça mais sobre os equipamentos trabalho em altura na Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta