Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Estratégias para redução de risco no trabalho

Trabalhar com segurança é um dos pontos mais importantes em qualquer segmento, já que é fundamental garantir que a saúde e a proteção dos colaboradores não seja afetada pelo desempenho de sua função.

Por isso, a importância dos EPIs é muito grande, não apenas para quem trabalha em campo ou em altura, mas sim para todos os trabalhadores, cuja função pode envolver algum risco que precisa ser evitado. Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para que os EPIs sempre sejam utilizados da melhor maneira possível, de modo a afastar os riscos ao máximo e proporcionar perfeitas condições de trabalho a todos.

Importância dos EPIs torna necessária a elaboração de estratégias para segurança

Embora essas estratégias sejam relativamente simples, elas precisam ser implantadas em todas as empresas, cujos colaboradores precisem dos EPIs, já que as consequências da falta do seu uso podem ser irreversíveis.

Campanhas de conscientização

Antes de tudo, é fundamental elaborar campanhas de conscientização nas empresas, de modo que todos os colaboradores saibam da importância dos equipamentos e por que eles sempre devem ser usados. Uma boa forma de implantar essa estratégia é apresentar uma palestra para toda a empresa, ministrada por um profissional de segurança do trabalho, que possa esclarecer todas as dúvidas que os colaboradores tenham.

Além da exibição de vídeos, gráficos e demais recursos visuais, que auxiliam na captação da mensagem, também podem ser usados cartazes e avisos pelo espaço físico da empresa, com o intuito que isso faça parte do quotidiano de todos.

Aquisição de EPIs por parte das empresas

Essa é uma obrigação das empresas, mas que mesmo assim precisa ser reforçada. Toda empresa deve fornecer os EPIs aos seus funcionários, já que seu uso se faz necessário para o desempenho de seu trabalho.

Por maior que seja a importância dos EPIs, é errado obrigar os colaboradores a pagarem por eles, já que essa é uma responsabilidade das empresas.

Como as empresas devem obrigar os seus funcionários a utilizarem esses equipamentos de proteção, os que forem extraviados até podem ser cobrados dos colaboradores, mas desde que tenham sido concedidos pela empresa.

Reconhecimento do uso de EPIs

A motivação é uma das forças que ajuda a mover todas as pessoas. Então, ao reconhecer o uso dos equipamentos de proteção por parte dos funcionários, eles se sentirão ainda mais importantes e dificilmente se esquecerão ou se absterão do uso. Essa é uma estratégia que não precisa ser adotada por muito tempo, já que os colaboradores fixarão a ideia de que precisam sempre utilizar os equipamentos para o seu bem, e esse uso será quase automático depois de certo tempo.

EPIs utilizados devem ser da mais alta qualidade

Além da importância dos equipamentos de proteção individual, é fundamental que eles sejam de boa qualidade, resistência e durabilidade, de modo que seu uso realmente torne o desempenho de todas as funções ainda mais seguro.

Desde os tipos de equipamentos para movimentação de cargas até os EPIs que precisam ser utilizados em indústrias precisam ser confiáveis, pois seu uso deve proporcionar o máximo de segurança aos colaboradores e também ao ambiente.

Por isso, é muito importante procurar por fornecedores de EPIs de alta qualidade, que contem com todas as certificações necessárias para garantir que seu uso cumpra a todas as exigências.

A Polifitema é uma empresa que conhece a importância dos EPIs e, por isso, trabalha apenas com as melhores opções do mercado, visando suprir todas as necessidades dos clientes. Clique aqui e confira mais notícias e matérias exclusivas no nosso blog!

Veja mais

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta