Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Evitando acidentes: veja como reduzir o risco na hora de transportar uma carga

O transporte de cargas é uma atividade essencial para a economia brasileira, independentemente do setor. Trata-se de uma tarefa que exige do motorista muita responsabilidade e cuidado ao transportar diferentes tipos de produtos, desde os mais resistentes aos mais frágeis.

Por isso, é de suma importância adotar algumas regras para evitar acidentes que possam acarretar danos à carga, ao veículo e, principalmente, ao motorista e às demais pessoas.

Dentre as inúmeras causas que oferecem riscos, as más condições das estradas, os furtos e roubos são alguns dos principais fatores que podem prejudicar desde os produtos até os condutores responsáveis por realizar o transporte da carga.

Conheça algumas das principais regras que podem ajudar a evitar acidentes no transporte de cargas

Para evitar acidentes no transporte de cargas, o ideal é seguir algumas medidas que vão ajudar a impedir que problemas como esse aconteçam. Confira abaixo algumas delas:]

Planejamento de rota

É fato que as estradas brasileiras nem sempre estão bem conservadas. Por esse motivo, é primordial realizar uma pesquisa para encontrar rotas mais adequadas. Dessa forma, é possível evitar que o veículo e a carga não sejam danificados devido às más condições das pistas.

Carga em excesso

Este é outro fator que se deve dar total atenção, pois é muito importante ter ciência de que as estradas suportam até certo limite de peso e quantidade de tráfego.

Portanto, quando essas regras são ultrapassadas, pode ocorrer um desgaste maior das pistas, o que poderá provocar possíveis acidentes. Além disso, o excesso de carga pode danificar o veículo, gerando gastos desnecessários.

Manter a velocidade sempre estável

É primordial manter a velocidade do veículo sempre estável, uma vez que respeitar os limites das vias, como, por exemplo, evitar freadas mais agressivas, pode ajudar na prevenção de graves acidentes.

Por esse motivo, é muito importante que o motorista tenha a sua atenção totalmente voltada ao veículo. Agindo dessa forma, ele estará não só garantindo a sua segurança como também da carga e de condutores de outros veículos.

A manutenção do veículo deve estar em dia

Não importa o tipo de transporte de carga, todos devem contar com a máxima proteção e segurança. Por esse motivo, a empresa deve se assegurar de que todos os veículos que estão destinados a essa atividade estejam com as manutenções totalmente em dia para evitar qualquer preocupação que possa se transformar em acidente.

Invista em sistemas de monitoramento

Devido ao aumento da criminalidade, é primordial que as transportadoras façam investimentos em sistemas de monitoramento que possam ajudar a impedir a ação de criminosos.

Com a adoção desse tipo de solução, fica mais fácil para o gestor acompanhar todo o trajeto, além de poder contar com a funcionalidade de rastreamento do veículo, o que também ajuda em sua recuperação no caso de roubos, além de uma série de outras vantagens.

A Polifitema é uma empresa especializada em diversos tipos de equipamentos de segurança, como o gancho para amarração de cargas. A empresa tem como objetivo ofertar aos seus clientes equipamentos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, de modo a superar todas as expectativas. Para saber mais medidas de segurança e movimentação de cargas, clique aqui e acesse o nosso blog.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta