Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Evitando danos à carga em atividades rotineiras de movimentação

Saiba como manter a integridade da carga em seu transporte, podendo dispor de equipamentos que sejam de qualidade para assegurar que a movimentação seja bem-sucedida. Veja também onde encontrar gancho para amarração de carga.

Erros operacionais são recorrentes, porém totalmente indesejáveis, e por isso é preciso estabelecer uma rotina de operações para evita-los ao máximo.

Nesse sentido, transportadoras e operadoras lógicas podem reduzir os riscos através de medidas, tornando as atividades mais seguras e os custos com perdas de materiais reduzidos.

Saiba mais: Principais dicas para içamento de cargas.

Como evitar danos às cargas durante movimentação

Investir em períodos de treinamentos

É fundamental realizar testes para analisar o desempenho de um novo sistema de distribuição de mercadorias antes de implementá-los.

Um bom método é o de enviar cargas em modo de teste com objetos de diferentes pesos e volumes que sejam similares aos dos produtos geralmente transportados pela empresa, assim será possível ter uma base de comparação.

Selar corretamente e usar materiais amortecedores

Os pacotes devem ser selados com fitas plásticas que garantam proteção do produto contra umidade e odores do ambiente. Também é preciso investir em materiais de amortecimento nas embalagens, para evitar problemas durante o manuseio.

Usar indicadores de impacto

Os indicadores de impacto, inclinação e choque são ferramentas baratas acopladas do lado de fora de caixas e servem para avisar que um carregamento foi manuseado erroneamente. Esses aparelhos podem ajudar a identificar problemas operacionais e aplicar correções.

Preencher espaços vazios

Os espaços vazios representam problemas, tanto dentro das caixas, como também entre os pacotes.

Espaços existentes no perímetro da carga possibilitam que os pacotes se movam durante o transporte, o que aumenta o risco de quedas e danos. É preciso utilizar equipamentos que vedem tais espaços indesejados e evitem problemas durante as movimentações.

Equipar os caminhões ou veículos

As vibrações emanadas pelo atrito entre o caminhão e o asfalto também podem gerar danos aos produtos. Nesse sentido, é preciso que os caminhões disponham com um sistema de suspensão a ar especial, próprio para diminuir riscos de arranhões e vazamentos nas cargas.

Optar por embalagens que facilitem possíveis retornos

Para assegurar proteção aos produtos em caso de retornos, é preferível optar por caixas fáceis de abrir e montar, para que as pessoas não precisem rasga-las.

Evitar água e umidade

Fenômenos como “suor de carga” ou “chuva de contêiner” são frequentes e ocorrem graças à condensação dentro de contêineres, que acontecem devido mudanças de temperatura ou de umidade.

A umidade nas cargas pode causar corrosão, mofo ou deformação nos produtos. Para manter o perímetro seco, é fundamental adicionar dessecantes às cargas mais sensíveis que atravessam o oceano ou que podem ter que enfrentar condições climáticas atípicas.

A importância de usar equipamentos para movimentação de cargas

É fundamental certificar-se de estar utilizando todos os equipamentos necessários para uma segura movimentação de cargas, além de empilhadeiras e gancho para amarração de carga. Usar os equipamentos específicos para cada atividade evita que o produto sofra danos por manuseio indevido.

A Polifitema conta com todos os equipamentos para movimentação de carga e proteção individual que são necessários para garantir a segurança e integridade física das cargas.

Navegue pelo site para conferir gancho de amarração de carga e outros aparelhos que podem fazer parte de seu processo.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta