Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Função da manilha para movimentação de carga

Saiba um pouco mais sobre a manilha para movimentação de carga, suas funções, e onde encontrar equipamentos de segurança com máxima qualidade na internet.

A manilha é um acessório muito importante para assegurar a movimentação ou fixação de cargas. Acompanhe aqui mais informações sobre esse equipamento.

O que é manilha para movimentação de cargas?

A manilha para movimentação e fixação de cargas é um acessório muito utilizado. Formada por algumas partes que são desmontáveis, a manilha é basicamente um corpo forjado em aço.

É amplamente utilizada para movimentação e elevação de cargas, além de servir como ponto de ancoragem, amarração, dentre outras funções. As manilhas são fixadas com praticidade e garantem a segurança dos trabalhadores.

Composição da Manilha para Movimentação de Carga

Esse equipamento é indispensável para as operações citadas (movimentação, amarração, fixação e elevação de carga), podendo ser feito a partir de aço comum, aço Alloy ou aço inoxidável.

Feita seguindo rigorosos critérios nacionais ABNT NBR 13545 e internacional ISO 2415, a manilha pode ser encontrada nos modelos reta ou curva (ferradura), nos acabamentos inox ou galvanizados, contendo pino rosqueado diretamente no corpo da manilha ou então com contra pino e porca (garantindo mais agilidade na movimentação).

A manilha para elevação e movimentação de cargas é fabricada em duas partes, e é possível desmontá-la, sendo uma parte do corpo (curva ou reta) e o pino (rosqueado ou com pino, porca e cupilha).

Esses equipamentos são marcados com identificação legível e indelével, como garantia da qualidade das peças.

Funções da Manilha para Movimentação de Carga

Os setores que utilizam a manilha para elevação e movimentação de carga são dos mais variados. O equipamento pode ser encontrado dentro da indústria mecânica, da construção civil, da montagem de estruturas de edificações, na movimentação portuária, nos transportes, offshore, entre outros num geral.

A função da manilha, no geral, é garantir elevação e movimentação segura, eficiente e com máxima qualidade.

Inspeção de qualidade das manilhas

Ao receber a manilha, o usuário deve inspecioná-la visualmente, levando em consideração os conhecimentos adquiridos durante o treinamento antes da operação que realizará. É importante que ele observe alguns pontos:

  • Qualquer tipo de deformação (que pode ser causado por altas temperaturas ou alterações);
  • Se o pino está rosqueado perfeitamente (nos modelos com pino roscado);
  • Se o pino encontra-se com porca perfeitamente apertada;
  • Presença de desgaste ou empeno no pino;
  • Desgaste no pino e no aro acima de 10%.

Em prol de garantir a qualidade dos equipamentos de segurança que serão utilizados durante uma operação de movimentação de carga, é preciso manter o certificado do fabricante e garantia sempre por perto, e ter certeza de que o produto não apresenta nenhum tipo de defeito ou desgaste antes de seu primeiro uso.

Também é importante que todos os equipamentos de segurança sejam usados da maneira correta, além do manuseio com cuidados, prestando atenção na distribuição da carga, para que não haja nenhum problema.

Agora que você já sabe sobre as funcionalidades da manilha, leia um pouco mais sobre sua importância aqui: http://www.polifitema.com.br/descubra-importancia-da-manilha-para-movimentacao-de-carga-2/

Encontre manilhas para movimentação de carga na Polifitema

A Polifitema conta com todos os acessórios de segurança, seja para trabalhadores ou praticantes de esportes radicais.

Navegue pelo site e confira todas as opções!

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta