Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Gerir e controlar o uso de EPIs de sua empresa

Saiba como controlar o uso e garantir que a importância dos EPIs seja valorizada dentro da empresa. Veja também onde encontrar os melhores equipamentos de proteção individual do mercado.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual é de suma importância, porém é preciso fazer mais para garantir total eficácia. É crucial que o funcionário saiba como usar, e também que o próprio equipamento seja de qualidade e esteja atualizado, dado que precisa entregar 100% do suporte que o material pode dar ao trabalhador, ainda mais em situações de uso extremo, como altura e atividades de risco.

Nesse sentido, o gestor deve se responsabilizar pelo controle e uso dos EPIs em sua empresa. Para tal, é preciso atentar-se a algumas premissas.

Saiba mais: Saiba o período correto para atualização dos EPIs da sua empresa

Como gerir o uso e valorizar a importância dos EPIs dentro da Empresa

  • Procure nunca reaproveitar um EPI descartável. Sapatos, por exemplo, podem ser lavados e usados por algum tempo, porém protetores auriculares devem ser substituídos para garantir a devida proteção e evitar infecções no ouvido (devido ao acúmulo de sujeira);
  • O EPI deve ser entregue não apenas pela necessidade disposta no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), mas também pelo conforto dos colaboradores.

Por exemplo, ainda que não conste no PPRA que um motorista deva receber óculos escuros ou protetor solar, o correto é analisar a função desempenhada por esse funcionário e, se possível, prover esses acessórios mesmo assim.

O gasto de fornecer um conforto extra ao trabalhador é pequeno e, em contrapartida, o colaborador desempenhará sua função mais satisfeito, o que reflete de forma positiva para a empresa;

  • O segmento administrativo da empresa também deve usar EPI. Existem casos de indústrias em que o uso de EPI é obrigatório na produção mas o pessoal responsável pela administração é isento dessa obrigatoriedade.

O uso de EPI é para todos, assim como regras. Permitir que os funcionários do setor administrativo transitem pela produção sem seguir o protocolo pode causar um acidente e também afetar a credibilidade do gestor entre os trabalhadores;

  • O treinamento também é muito importante. Ao menos uma vez ao ano as empresas devem disponibilizar algum tempo semanalmente para que os gestores possam dialogar com os funcionários sobre o uso de EPIs.

As orientações devem girar em torno do uso, armazenamento, conservação, higienização e também troca. Todo esse processo precisa ser registrado em ata/treinamento;

  • Tenha sempre protetores descartáveis à disposição. Os protetores descartáveis, como aqueles feitos de espuma, contam com tempo de vida útil mínimo e não são nada confortáveis, porém, por serem baratos, se mostram úteis em determinadas situações;
  • Descubra as melhores empresas que vendem EPI, inclusive pela internet. A questão de encontrar EPIs pela internet se aplica mais às cidades do interior, já que pode acontecer de acabar um equipamento e a próxima visita do fornecedor acontecer dali há algumas semanas apenas. Nesse caso, comprar EPI pela internet pode ajudar a economizar tempo e resolver o problema.

Encontre os melhores Equipamentos de Proteção Individual na Polifitema

A Polifitema compreende da importância dos EPIs para a realização de trabalho em altura e trabalho com movimentação e amarração de cargas, por isso fornece aos seus clientes os melhores equipamentos e aparelhos atualizados para garantir a segurança dos colaboradores.

Clique aqui e se aprofunde no assunto

Veja mais: Cinto de segurança para trabalho em altura | cinta elevação de carga | Cinturão de segurança

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta