Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Gestão de frota: o passo a passo que você precisa conhecer para otimizá-la

Possuir uma gestão de frota eficiente não é algo simples, muito menos fácil. É necessário fazer a administração de toda frota de veículos da organização, saber as rotas e os destinos dos caminhões, sua capacidade total, os prazos de cada manutenção, assim como o momento certo para trocar as peças. Todas essas medidas precisam ser realizadas dentro de um planejamento, a fim de evitar gastos desnecessários e aumentar a lucratividade da empresa.

A otimização da gestão da frota é uma meta a ser alcançada; assim que atingida, resultará em economia financeira, e em redução de problemas. O setor será muito mais eficiente, apresentando mais lucros, devido à prática de ações estratégicas definidas no planejamento. O processo de frota é importante para que outros procedimentos da empresa fluam bem, principalmente para o transporte de cargas.

Passo a passo para melhorar a gestão de frota

Antes de tudo, é preciso saber como organizar os procedimentos da gestão de frota. Não é uma tarefa fácil, mas que precisa ser feita e que pode trazer muitos benefícios para a empresa. Com isso em mente, separamos um passo a passo para melhorar a gestão de frota da sua empresa e deixá-la otimizada.

1° passo: estipule metas

Tudo, dentro de uma empresa, gira em torno do alcance de metas e objetivos, e, para conquistar uma gestão eficiente e otimizada de frota, não poderia ser diferente. As metas vão funcionar na mobilização de todos os funcionários envolvidos nesse setor. Monte um planejamento com metas que consigam ser atingidas e apresente para a equipe como forma de incentivo na redução dos custos com manutenções, combustíveis e outras questões.

2° passo: tenha uma lista de todos os veículos da empresa

É importante saber exatamente sobre a estrutura do processo para poder melhorá-lo. Fazer uma lista contendo todos os veículos da empresa, independentemente do tipo e modelo, é necessário. Tenha em uma planilha os dados detalhados dos veículos e informações sobre a última revisão. Isso é algo importante para ter o controle da frota e, também, para reduzir os custos.

3° passo: realize manutenções

Realizar manutenção periódicas na frota é uma atividade importante para que a gestão seja eficiente. A empresa precisa estar atenta para fazer a manutenção preventiva dos veículos. Organize a manutenção de forma que sempre tenha veículos disponíveis para o transporte de cargas. Isso evitará gastos futuros, e desperdício de tempo com veículos parados, caso a manutenção esteja sendo feita corretamente em um tempo hábil.

4° passo: faça treinamento com os motoristas

Oferecer treinamento para os motoristas é uma forma de mostrar que eles são importantes, pois a finalidade é que o transporte se torne seguro e econômico. Outros assuntos podem e devem ser abordados, a fim de reforçar a segurança das cargas e dos funcionários do setor.

5° passo: relatórios

Relatórios de gastos mensais também é algo que vai ajudar a gestão a saber os gastos, de forma que saiba como controlá-los. Gastos com combustível, custos de manutenção e valores de abastecimentos devem ser computados. Com esses relatórios, será possível saber a média de consumo por quilometragem de cada veículo, identificando quais rodam mais.

6° passo: controle das rotas

A tecnologia também pode ajudar em uma gestão de frota otimizada. Utilize o aparelho GPS para encontrar o caminho mais rápido e utilize o Waze para saber se esse caminho está livre e sem acidentes. Por meio do GPS, a empresa consegue acompanhar a rota que os motoristas estão fazendo. A adoção dessa medida vai reduzir os gastos da empresa.

7° passo: equipamentos de qualidade

Para que tudo ocorra bem, é necessário estar com as manutenções em dia e, principalmente, utilizar equipamentos de qualidade. Esses equipamentos são usados na hora de amarrar as cargas, movimentá-las e para locomoção dentro de um ambiente. Dependendo do material, é necessário equipamentos mais específicos, os quais evitam danos e, consequentemente, prejuízos ou riscos para o transportador. A frota precisa de equipamentos, dessa forma, eles são auxiliadores importantes.

Invista em equipamentos de qualidade para sua frota

A frota de uma empresa precisa ser composta por profissionais qualificados a exercer essa atividade, juntamente com equipamentos de auxílio para a movimentação e elevação das cargas transportadas.

A Polifitema é uma empresa especializada em movimentação de cargas com mais de 20 anos de experiencia no setor. Ela possui diversos equipamentos para elevação e movimentação de cargas, como manilha para corrente.

Navegue pelo blog e fique por dentro de todas as novidades para a segurança de sua carga.

Veja mais: Cupilha | NR Trabalho em Altura | O que é SIPAT

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta