Fábrica própria SP/BRASIL

Importância dos EPI’S nos trabalhos em altura

Saiba tudo sobre a importância do uso de EPI

Confira quais são as funcionalidades dos Equipamentos de Proteção Individual – os EPIs – e por que é tão importante investir em acessórios de qualidade para trabalhos em alturas.

Os equipamentos de segurança, como cinturões para trabalho em altura, são obrigatórios para uso dos colaboradores, e podemos citar diversos exemplos de atividades que exigem esses acessórios. Entenda melhor a importância do uso de EPI:

O que é um epi para trabalho em altura?

Entenda o que são os EPIs e a importância do uso de EPIs

O EPI para trabalho em altura é uma forma muito importante de garantir a segurança dos trabalhadores. EPI é todo dispositivo de uso individual, com a finalidade de proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

Esses equipamentos só podem ser comercializados e utilizados se houver Certificado de Aprovação (CA) com número expedido pelo MTE, e que conste no próprio EPI para trabalho em altura.

É importante levar em conta que o EPI para trabalho em altura deve ser armazenado de modo adequado e receber a devida manutenção caso sofra danos.

Epis para trabalho em altura

A importância do uso de EPI em trabalhos em altura é ainda maior!

É considerado como trabalho em alturas todas aquelas atividades realizadas a, pelo menos, 2 m acima do chão, seja em andaimes, plataformas ou escadas, assim como em trabalhos de profundidade, como em escavações, poços e minas.

Os trabalhos em altura exigem atenção especial já que são considerados serviços de alto risco em que, estatisticamente, ocorre o maior número de mortes de trabalhadores devido a quedas tanto de pessoas quanto de materiais.

Durante a realização de um trabalho em altura, é fundamental a perfeita utilização de todos os procedimentos e equipamentos de segurança disponíveis e regulamentados, para garantir a integridade física dos trabalhadores responsáveis por tais trabalhos, assim como a proteção das pessoas que transitam próximas a estas áreas.

Quais são os EPIs necessários para trabalho em altura?

São vários os EPIs a serem utilizados no trabalho em altura, sendo os principais:

Cintas

As cintas para trabalho em altura são um tipo de equipamento de segurança que envolve todo o corpo do trabalhador: entre as coxas, na região do peitoral e acima dos ombros.

Ancoragem

Esse equipamento é fundamental para o trabalho em altura, já que o colaborador o usará como base para se ancorar, ou seja, ligar cabos, cintas, cordas ou conectores. Trata-se de um elemento estrutural.

Cordas e cabos

As cordas e cabos são utilizados, geralmente, como forma de estabelecer ligações entre o trabalhador e seus equipamentos de segurança.

Talabarte de segurança antiqueda

Esse equipamento é utilizado para conectar a cinta de segurança ao ponto de ancoragem. É importante salientar que os talabartes acima de 9 m demandam um absorvedor de energia conforme a Norma Brasileira Regulamentadora 14629.

Luvas de segurança

O uso de luvas de segurança é importante para que o trabalhador possa se movimentar de um lado para o outro sem sofrer nenhum tipo de ferimento ao ter que manusear cabos, cordas, travas e conectores.

Qual é o limite de peso de um colaborador para o trabalho em altura?

A Norma Regulamentadora 35, responsável por descrever como deve ser realizado o trabalho em altura, não menciona um limite para o peso do trabalhador.

Fica, portanto, a cargo do Médico do Trabalho realizar uma avaliação. No mais, trabalhadores com mais de 100 kg, por exemplo, podem realizar esse tipo de trabalho, contanto que o PCMSO não aponte algum empecilho.

Obrigatoriedades para utilização dos EPIs

  • O empregador (ou empresa) é obrigado a adquirir os tipos adequados de equipamentos de proteção individual de acordo com as atividades dos empregados;
  • É preciso também treinar o trabalhador para uso correto e tornar a utilização dessas ferramentas obrigatória por parte deles;
  • Substituir equipamentos danificados ou extraviados, além de higienizá-los e fazer a sua manutenção;
  • O empregado obrigatoriamente deve usar o EPI para o fim a que se destina e responsabilizar-se por seu armazenamento e conservação, assim como comunicar ao empregador alterações que tornem seu uso impróprio;
  • Na escolha dos EPIs devem ser levados em consideração, além dos riscos a que o trabalhador está exposto, outros riscos adicionais.

Perigos e consequências negativas ao não investir em equipamento de segurança

Há uma série de consequências negativas para empresas e indústrias que não investem nos devidos equipamentos de segurança ao realizarem trabalho em altura.

Algumas penalidades incluem multas que variam conforme a infração e o porte da empresa. Outras chegam a intervir no funcionamento do local, aplicando embargo parcial ou total do trabalho.

No mais, alguns problemas que a empresa ou indústria pode ter que lidar ao descumprir alguma das normas incluem:

  • Ação civil pública;
  • Ação regressiva acidentária;
  • Danos estéticos;
  • Despesas com tratamento médico em caso de acidente de trabalho;
  • Estabilidade provisória para o acidentado;
  • Lucros cessantes até a alta médica;
  • Pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade;
  • Pensão vitalícia em caso de morte de um trabalhador em decorrência do exercício do trabalho.

Como Escolher os EPIs Corretos

Agora que sabemos a importância do uso de EPIs, saiba como fazer uma boa escolha

É preciso estar de acordo com alguns pontos principais durante a escolha do EPI:

  • O grau de perigo apresentado pela atividade;
  • A adequação do equipamento, com relação a situação de risco apresentada (praticidade e manutenção);
  • Riscos ambientais e eminentes ao trabalhador, assim como adequação do equipamento a tais riscos apresentados (lembrando que o trabalhador deve sempre usar aparelhos que condizem com os perigos apresentados, e muitas vezes pode lançar mão de mais de um EPI em sua jornada de trabalho);
  • Ao determinar os tipos de EPIs a serem utilizados, eis o momento de verificar quais são as melhores opções de mercado. Faça perguntas como “esse aparelho é confortável?”, “o trabalhador usaria o dia inteiro?”.

Encontre os melhores EPIs do mercado na Polifitema

Tendo em mente a importância do uso de EPI, confira mais artigos sobre o tema

No site da Polifitema, existem diversos equipamentos para segurança do trabalho, como cinturões para trabalho em altura e muito mais.

Navegue pelo site e confira mais informações sobre a importância do uso de EPI!



Deixe um comentário

×