Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Introdução ao CIPA você sabe o que é e a importância desse termo para a empresa?

O significado da sigla CIPA é: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e isso tem como finalidade auxiliar no combate e na prevenção de acidentes de trabalho e das enfermidades ocupacionais.

A CIPA é constituída por colaboradores das empresas onde foram contratados, eles fazem parte da comissão e tem a incumbência de ajudar a conservar o ambiente de trabalho sadio e seguro. Com isso, o trabalhador pretende ter um local de trabalho saudável e que faça toda a diferença na vida profissional e pessoal.

É importante entender que a segurança não é de responsabilidade somente da comissão, mas de todos que fazem parte da organização. Portanto, as empresas que não são obrigadas a aderirem a CIPA, segundo a norma regulamentadora nº 05 que determina que a organização indique um responsável pelo cumprimento dos propósitos referentes à CIPA (NR-05).

Conheça a importância da CIPA para as empresas

 O papel da CIPA é de grande importância para as empresas, por meio dela os colaboradores são capacitados para identificar riscos e ajudarem no combate dos acidentes e das doenças ocupacionais, assim como criar situações de melhorias para o bem de todos.

Ao investir na CIPA, o empresário também estará investindo na qualidade de vida dos seus colaboradores, que por sua vez irá trabalhar mais confiantes e irão desenvolver suas funções com mais eficiência, sem riscos de acidentes. Mas, é de suma importância que a empresa não deixe de buscar recursos para apostar em melhorias quando necessário.

CIPA e EPIs

 EPIs

Para manter a segurança dos trabalhadores, é necessário que todos façam uso dos EPIs. O objetivo da utilização do equipamento de proteção individual é para evitar que o contratado sofra algum tipo de acidente. É obrigatório o uso de:

  • Capacete;
  • Proteção visual;
  • Protetores auditivos;
  • Calçados de segurança.

CIPA

A obrigatoriedade dos EPIs está regulamentada pela NR-6, esse comprimento está interligado ao trabalho da CIPA, pois ela é a responsável pelos estudos dos riscos ocupacionais que aponta quais são os EPIs que serão distribuídos gratuitamente aos colaboradores. Portanto, os EPIs podem ser indicados pelos trabalhadores juntamente à CIPA, que irão enviá-los ao gestor.

A CIPA também se responsabiliza por fiscalizar se o contratado está fazendo uso dos equipamentos e pode estabelecer multas ou penalidades pelo não uso dos EPIs de modo correto.

Cuidados e higienização

Outro ponto que deve ser seguido à risca a higienização de todos os ambientes de trabalho, assim aumentará o tempo de vida dos produtos, permitindo ao ambiente sensação de conforto e limpeza.

Esses cuidados são válidos para os EPIS, pois todos devem estar sempre bem limpos e higienizados para garantir ao trabalhador segurança em todos os aspectos que envolvem a sua saúde.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual para empresas de diferentes segmentos. A empresa procura se inovar a cada dia para melhor atender os seus clientes, pois sabe da importância dos EPIs para os empresários e organizações.

 

Clique aqui para continuar no blog da Poliftema.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta