Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Introdução à lista de verificação no dia de trabalho

Segurança no trabalho, o assunto aparentemente parece não ser de grande importância, mas se engana quem pensa dessa forma. O assunto é bastante delicado e deve ser tratado com muito zelo, pois o tema trata de proteger a vida de pessoas expostas a possíveis riscos de atividades.

É importante que o espaço de trabalho transmita a total segurança para todos os que fazem parte da organização como um todo. Para facilitar essa tarefa é preciso formular um checklist com todas as necessidades da empresa como situação de risco, falhas e defeitos nos equipamentos de segurança e ferramentas de trabalho.

Quando o assunto é segurança ele não pode ser ignorado, pois a falta de atenção pode ser danosa, tanto para o profissional quanto para o empresário, tendo em vista que o tema é delicado, o melhor a fazer é redobrar a atenção para evitar conflitos futuros.

Criando lista de verificação de segurança no trabalho

O checklist para segurança no trabalho tem como objetivo assegurar que as ações e medidas de seguranças estão sendo cumpridas de acordo com as exigências estabelecidas na lei. A lista de verificação, nada mais é, que o documento que aponta possíveis riscos e serve como prevenção de acidentes.

Outro fator importante desse checklist é avaliar as condições dos equipamentos de segurança individual e também as ferramentas utilizadas pelos funcionários na realização das tarefas a eles designadas. Os levantamentos de alguns pontos vão ajudar na elaboração de lista de verificação de riscos. Veja logo abaixo!

  • Avaliação do local de trabalho e as prioridades de cada setor, fazendo isso sempre de acordo com as normas legais.
  • Facilitar o acesso dos manuais de instrução e a lei regulamentadora a todos os colaboradores e gestores.
  • Anexar à lista de verificação em lugar visível como, por exemplo, o quadro de avisos e se possível próximo ao relógio de ponto.

 

Conheça cinco importantes itens que devem constar na lista de verificação

Iluminação

Por meio de uma iluminação de boa qualidade os funcionários conseguirão desempenhar as suas atividades de maneira mais eficaz, além de aumentar o índice de produção.

Os EPIS

Os equipamentos de segurança individuais devem estar em perfeita condição, caso não esteja, é necessário a substituição ou a manutenção, se o problema não for sério.

Higiene

A higienização dos locais de trabalho, dos equipamentos e ferramentas deve ser realizada todos os dias. Com esta atitude pode-se evitar o contágio com possíveis bactérias nocivas à saúde humana.

Maquinários e equipamentos elétricos

Manter o bom funcionamento dos equipamentos faz parte da segurança no trabalho, por essa razão, é importante manter a inspeção em dia e, dessa forma, é possível evitar acidentes. Vale alertar que o manuseio dos maquinários e demais equipamentos só podem ser feito por pessoas capacitadas.

Lembre-se que manter todos os instrumentos de trabalho de sua empresa em ótimas condições só irá contribuir para o bom crescimento de sua organização.

A Polifitema é uma empresa que trabalha com diversos equipamentos de proteção individual como equipamentos para trabalho em altura.  Além desses equipamentos é possível encontrar no site da empresa outros equipamentos como os cintos de segurança, entre outros.

Clique aqui para continuar no blog da Polifitema.

Saiba Mais

Conheça os riscos trabalho em altura

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta