Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Limpeza predial: como realizar da maneira correta

A limpeza predial é um assunto que nem sempre recebe a atenção devida. Porém, é muito importante que se preste atenção nesse tipo de serviço, já que os colaboradores que o desempenham precisam ter perfeitas condições de segurança para o desempenho de suas atividades.

Uma explicação mais abrangente a respeito dos cuidados com esse serviço ajudará a compreender quais são as maiores necessidades dos profissionais de limpeza predial, de modo a fornecer tudo o que eles precisam, desde cintas e talabartes para segurança até o uso dos produtos e ferramentas adequados.

Como a limpeza predial deve ser feita?

Existem várias dicas e sugestões que podem tornar o desempenho desse trabalho ainda mais simples e seguro. As principais são as seguintes:

Planeje a limpeza

Muitas pessoas pensam que essa é uma atividade que não precisa ser planejada, mas esse é um engano. As limpezas prediais devem ser agendadas, de modo a evitar transtornos e garantir sua máxima eficiência. O melhor a se fazer é que os gestores, em conjunto com a equipe de limpeza, montem um cronograma de limpeza de toda a empresa, de modo que cada área esteja sempre limpa e organizada.

Utilize os EPIs necessários

Geralmente, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são relacionados apenas a atividades que parecem ter maior risco, mas os profissionais de limpeza também podem precisar utilizá-los. No caso da limpeza de locais em altura, é fundamental o uso dos EPIs necessários, como, capacetes e óculos de proteção, entre outros, para que a segurança sempre esteja em primeiro lugar.

Além dos EPIs propriamente ditos, também é importante providenciar filtro solar, garrafas de água e, de preferência, óculos de proteção escuros, para dar melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Separe o tempo necessário para a realização da limpeza

Assim como todo tipo de trabalho, a limpeza predial demanda um certo tempo para que os serviços sejam concluídos, tempo este que deve ser respeitado para evitar problemas. Ambientes maiores ou que sejam mais suscetíveis a limpezas, como indústrias, por exemplo, demandam mais tempo para as limpezas, ao passo que escritórios e consultórios são, em tese, mais simples.

Seja qual for a necessidade, é imprescindível que se respeite o tempo necessário para cada atividade, já que ela não impacta apenas na qualidade do local de trabalho, mas sim na segurança e na saúde de todos os colaboradores.

Quando as limpezas em altura devem ser feitas?

O ser humano é muito atraído pelo visual. Por isso, é muito importante que o local de trabalho esteja totalmente limpo, visando receber novos clientes e fazer com que eles sejam bem atendidos. Uma das partes mais importantes é a limpeza em altura, como a que acontece nas fachadas e janelas dos prédios e edifícios comerciais. Para tal, é obrigatório utilizar os EPIs adequados para o desempenho da função.

A aquisição de cintas, trava-quedas, mosquetões, capacetes e óculos é necessária para esse tipo de trabalho, e sempre devem-se buscar as melhores opções disponíveis, que realmente consigam atender ao que os trabalhadores precisam. Essa, inclusive, é uma das principais normas de segurança industrial, já que a saúde e a segurança de todos os trabalhadores é fundamental.

A Polifitema é uma empresa especializada em cintas e talabartes. Com mais de 23 anos na fabricação desses e de vários outros equipamentos de segurança, essa é a melhor escolha que pode ser feita pela sua empresa!

Veja mais

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta