Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Limpeza profissional: saiba a importância dos EPIs

Seja numa empresa de pequeno, médio ou grande porte, os cuidados com a limpeza do espaço físico são inevitáveis. Áreas comuns, como recepção, elevadores, áreas de recreação e externas devem contar com manutenção diária, a fim de preservar a higiene e a boa conservação dos móveis.

Eles devem ser constantes e organizados de uma maneira eficaz, levando em conta valores relacionados à agilidade e aproveitamento correto de produtos. Contudo, infelizmente muitas empresas negligenciam esses aspectos, trazendo uma série de riscos para todo o corpo empresarial.

Por isso, se a sua empresa precisa rever o setor de limpeza e adotar práticas seguras e eficientes para o dia a dia, confira neste artigo dicas essenciais:

importância dos EPIs em uma limpeza profissional

Importância

A limpeza constante em ambientes como o escritório são indispensáveis porque evitam o mal-estar e ainda aumentam a vida útil dos produtos. Sendo assim, a partir do uso correto dos materiais de limpeza, é possível garantir um ambiente harmonioso e que causará uma boa impressão tanto para colaboradores quanto clientes e visitantes.

Cuidados

No entanto, existem diversos tipos de cuidados necessários para que seja realizada uma limpeza eficaz. Saiba mais abaixo:

– Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção na equipe que será responsável pela organização. Afinal de contas, existem métodos específicos que necessitam de um determinado conhecimento que apenas especialistas possuem.

Como exemplo, podemos citar que alguns tipos de manchas e materiais necessitam de produtos específicos para limpeza. E dependendo do local onde será realizada a manutenção, ainda será necessário o uso de equipamentos como escadas, panos e detergentes específicos.

Neste contexto, outra preocupação essencial está relacionada aos Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como EPI’s. Todo trabalhador que corre algum tipo de risco inevitável durante o exercício de sua função precisa, obrigatoriamente, desses materiais.

No caso do setor de limpeza, existem alguns equipamentos essenciais, tais como:

Luvas

O contato constante com produtos de limpeza pode causar complicações graves para a pele, como desgastes e alergias. Ainda vale citar que o uso das luvas protege a mão dos colaboradores do contato direto com ambientes contaminados, como banheiros e lixeiras.

Botas

 Por constantemente lidarem com água, pessoas que realizam funções de limpeza também devem vestir botas especiais, que evitam escorregões em escadas e ambientes com o chão liso.

Óculos de proteção 

Dependendo do local de trabalho, ainda será necessária a utilização de óculos especiais para evitar o contato com produtos químicos que podem prejudicar os olhos.

Macacão

Além do conforto, que é extremamente indispensável a quem trabalha com a movimentação do corpo, o macacão também protege o colaborador. A partir de tecidos específicos, ele pode ficar mais à vontade para realizar suas funções.

Segundo as leis brasileiras, o EPI deve ser entregue ao funcionário gratuitamente, em condições de uso excelentes e devidamente autorizado com uma Certificação de Aprovação (CA).

Sendo assim, todo empresário precisa ficar de olho nas novidades do mercado a fim de garantir aos colaboradores uma proteção funcional.

O que achou destas dicas?

Saiba mais sobre como o uso dos EPIs podem salvar a vida de um colaborador

Agora que você já sabe a importância dos EPIs no setor de limpeza, conheça agora mesmo a Polifitema, uma empresa que oferece uma série de equipamentos específicos para colaboradores dessa área.

Clique aqui para acessar mais matérias pelo blog.

Conheça a cadeira suspensa de segurança da Polifitema.

Saiba mais:

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta