Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Logística integrada: conheça como esse conceito pode ajudar sua empresa

Quando se fala sobre logística, é quase imediato pensar nas tarefas, atividades, técnicas e práticas realizadas de modo a otimizar o transporte de mercadorias até que elas cheguem ao consumidor final.

Curiosamente, a palavra vem do idioma grego e tem como significado as habilidades de raciocínio lógico e de cálculo, as quais quem trabalha com atividades logísticas sabe que são fundamentais para o desempenho de seu trabalho.

Porém, há outro conceito que ganha força com o passar do tempo e merece ser incorporado em sua empresa, não importa qual seja seu porte ou segmento, que é a logística integrada.

Vamos entender qual é a definição desse termo e o que seu negócio tem a ganhar ao aplicá-lo.

O que é logística integrada?

É o conjunto das atividades logísticas aplicado em um panorama macro, ou seja, mais abrangente, que não se restringe única e exclusivamente ao setor logístico mas também se estende a outros setores.

Quem já trabalhou com logística ou conhece sua definição sabe que ela, por si só, abrange várias áreas, pois é preciso dialogar com os setores de suprimentos, comercial, compras, vendas e, por vezes, até com atendimento ao cliente. Essas são somente algumas das diversas possibilidades, as quais variam de acordo com o segmento do negócio.

Na verdade, quando se analisa friamente, a logística integrada consiste nos processos logísticos em sua essência, tendo em vista a importância de agregar outros setores e colaboradores para que tudo seja entregue da melhor maneira possível.

Isso significa que todas as etapas (ou boa parte delas), desde a obtenção da matéria-prima até o momento em que os produtos serão entregues aos clientes ou empresas que o solicitaram, devem ser acompanhadas pelo setor logístico em prol de seu bom funcionamento.

Quais são os benefícios da logística integrada?

Alguns dos principais são os seguintes:

Otimização de custos: processos logísticos, quando feitos incorretamente, acarretam em novos custos com transporte, produção, mão de obra e afins. Ao ter uma logística integrada bem elaborada, tais custos podem ser consideravelmente otimizados, o que, por consequência, ajuda na saúde financeira da empresa a curto, médio e longo prazo e permite que ela cresça e se desenvolva no mercado.

Melhor organização: qualquer ponto, mesmo que pequeno, que for deixado de lado ou não receber a devida atenção nos processos logísticos pode acarretar em sérios problemas, tendo como um dos principais motivos a falta de organização. Essa é uma situação que não costuma acontecer quando a logística integrada é bem elaborada e executada.

Maior integração da equipe: por consequência do benefício anterior, quando há uma boa organização, a equipe fica melhor integrada, o que resulta em um bom ambiente profissional.

Agilidade nos processos: quanto maior for a otimização dos processos logísticos e mais próxima for a sua integração, mais rapidamente eles tendem a ser concluídos, o que é benéfico para a empresa, os colaboradores e os clientes.

A aplicação do conceito pode ser um pouco difícil, é verdade, principalmente em seu início, mas é certo que os benefícios fazem valer a pena e podem colocar a empresa em um patamar ainda melhor no mercado.

Entre as atividades necessárias na logística integrada, há que se destacar a movimentação de cargas, que está praticamente no final da cadeia logística e resultará em clientes satisfeitos com o atendimento a eles prestados.

Conte com o auxílio da Polifitema em seus processos

Na Polifitema é possível adquirir equipamentos para otimização do transporte, maior controle e segurança em seus processos logísticos e de movimentação de cargas. A empresa dispõe de componentes essenciais como gancho para amarração de cargas, além de lingas e manilhas para correntes,

Entre em contato pelo número (11) 2604-9999 ou endereço eletrônico: vendas@polifitema.com.br para contato mais direto.

Navegue pelo site para conhecer o catálogo de produtos e clique aqui para acompanhar mais dicas e notícias sobre gestão e transporte de cargas.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta