Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Longas distâncias: os cuidados do seu profissional de transporte

O trabalho dos caminhoneiros é fundamental para o bom funcionamento de toda a cidade. Isso porque é por meio deles que muitos alimentos, instrumentos e equipamentos chegam com segurança para a continuidade de todo o trabalho.

Para que todos esses pertences cheguem ao seu destino final, é necessário que o caminhoneiro faça longas viagens em rodovias. Exatamente por isso, é tão comum encontrarmos um número grande de caminhões nas estradas.

Durante uma viagem longa, é necessário tomar alguns cuidados em relação ao motorista e ao veículo e, no caso de caminhoneiros, é fundamental pensar também na segurança das cargas.

Pensando em toda a rotina cansativa e perigosa dos profissionais que trabalham com transporte de cargas, separamos algumas informações importantes que, sem dúvidas, irão garantir mais segurança.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

 Para que a viagem tenha o máximo de segurança possível, é fundamental que o veículo esteja em perfeitas condições para circular em rodovias.

Só é possível saber se o veículo está em perfeitas condições no momento em que é levado a um mecânico especializado nesse tipo de veículo. Além disso, não esperar aparecer defeitos é fundamental, por isso é importante realizar a manutenção periodicamente.

 Tenha as documentações em dia

 Além das documentações do motorista e do veículo estarem devidamente em dia, é essencial que a documentação da carga também esteja em ordem. Documentos como nota fiscal são indispensáveis para garantir que o motorista não seja barrado em alguma eventual fiscalização, assim, o risco de levar multas e ser guinchado será mínimo.

A direção defensiva precisa ser prioridade

 Qualquer motorista que não pratica a direção defensiva coloca a sua vida, a vida de outras pessoas, a carga e até mesmo o meio ambiente em risco.

Por isso, é essencial que o motorista fique extremamente atento à estrada, não ultrapasse o limite de velocidade permitido na via, não faça uso de drogas e bebidas alcoólicas e respeite o seu limite físico, fazendo paradas para descanso.

Cuide de sua saúde

 Para realizar viagens longas, é essencial que o motorista esteja com sua saúde boa, tenha o costume de fazer alimentações saudáveis, realize exames de rotina e, principalmente, que respeite o seu limite de cansaço.

O descanso é fundamental para evitar que o motorista durma enquanto dirige e cause um acidente. Infelizmente, a falta de descanso é comum entre profissionais dessa área, por isso, grande parte deles sofrem de estresse.

Além disso, o motorista precisa ter o hábito de parar o caminhão e descer para levantar e se alongar um pouco, a fim de garantir que não sinta muitas dores no corpo por ficar em uma mesma posição durante muito tempo.

Segurança em primeiro lugar 

Todos os tópicos mencionados acima são fundamentais para garantir parte de sua segurança, mas alguns outros também são essenciais para garantir que a viagem seja feita de forma tranquila, como estacionar o veículo em locais bem iluminados, não deixar que a carga seja exposta, manter todas as portas sempre trancadas, não reagir a assaltos e utilizar todos os equipamentos de segurança para manter a carga bem presa no veículo.

A importância dos EPIs é parte da garantia de uma viagem tranquila e totalmente segura tanto para o motorista como para a carga e para as pessoas que passarão perto do veículo. Para isso, a Polifitema é a loja ideal para garantir todos os equipamentos. Além disso, clique aqui e confira outros posts que irão te ajudar a garantir o máximo de segurança durante o trabalho.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta