Fábrica própria SP/BRASIL

Manilha: o que é importante saber?

Manilha: o que é importante saber?

Principalmente para realizar trabalho em altura, a manilha é um dos equipamentos essenciais para que a movimentação de cargas ocorra com maior segurança e agilidade. Nesse sentido, esse acessório necessita de algumas técnicas de manuseio especiais a fim de garantir que a carga ou produto seja transportado de maneira correta, sem que o material seja comprometido.

A seguir, você entenderá um pouco mais sobre suas funcionalidades, como usar a manilha e quais são seus tipos, bem como a importância desse equipamento para o seu dia a dia de trabalho na indústria.

Para que serve a manilha?

A manilha possui diversas funcionalidades, entre as principais, destacam-se a movimentação e fixação de cargas. Sendo assim, sua utilização é fundamental para que seu transporte seja realizado com mais praticidade e segurança. Além das funções mais comuns, a manilha é utilizada para amarração de cargas, ponto de ancoragem ou para corrente.

Dessa forma, o acessório é muito empregado em setores da construção civil, indústria mecânica, movimentação de cargas portuária, transportes, offshore, montagem de estruturas de edificações, entre outros, atuando nos mais diversos segmentos para oferecer proteção e eficácia nos deslocamentos de cargas.

Como usar a manilha?

Em primeiro lugar, o manuseio da manilha deve ser realizado a partir dos métodos adequados por profissionais treinados com as instruções corretas de uso. Portanto, antes de utilizá-la, aspectos como defeitos, desgastes antes do uso ou qualquer deformação devem ser verificados, mantendo o certificado e garantia do fabricante em mãos se houver a necessidade de troca, além de não prosseguir com a movimentação em casos de fabricação incorreta.

Com o acessório em boas condições de segurança, deve-se analisar as questões climáticas do local, como a presença de chuva e ventos, se a área de elevação da carga está isolada, bem como se suas lingas e acessórios estão compatíveis, realizando também um estudo de solo para garantir a sustentação das cargas que serão movimentadas e depositadas na superfície.

Quais são os tipos de manilha?

Existem manilhas para movimentação de cargas que atuam com cabos de aço não apenas para o movimento, mas também para a fixação da carga. Esse tipo é constituído por duas partes, que são facilmente desmontadas, possuindo um corpo e pino forjado em aço ou, em alguns casos, uma porca e contra-pino.

Dentre os tipos de acessório para manilha de movimentação de carga, destacam-se: manilha curva com pino roscado, curva com pino roscado alloy, curva com porca e cupilha, curva inox, reta com pino roscado, reta com pino roscado alloy, reta com porca e cupilha e reta inox.

Já a manilha para corrente também tem como função movimentar ou fixar cargas, sendo formada por algumas peças desmontáveis em um corpo forjado em aço. Sua utilização ocorre de maneira dinâmica, principalmente na elevação de ponto de ancoragem e amarração de cargas.

A importância da manilha

Escolher materiais de qualidade para a movimentação, elevação e fixação de cargas significa contar com mais segurança e agilidade nos processos. Desse modo, além de seguir as instruções de utilização da manilha, é muito importante que empresas e indústrias realizem a fiscalização constante de seus equipamentos, a fim realizar a troca dos materiais, otimizando sua produtividade e garantindo a segurança de sua equipe.

Quando se trata de cuidado e qualidade, a Polifitema oferece os produtos com a mais alta tecnologia do mercado, seguindo dos padrões rígidos de segurança, a fim de disponibilizar acessórios como manilha para movimentação e içamento de carga, auxiliando em seu trabalho em altura e demais transportes.



Deixe uma resposta