Fábrica própria SP/BRASIL

Mantendo a higiene com a retomada das atividades industriais

Mantendo a higiene com a retomada das atividades industriais

O zelo pela estrutura do ambiente de trabalho é um cuidado que deve ser tomado como prioridade em empresas que querem crescer de forma saudável. Como tem sido o processo de limpeza na sua empresa?

Com o reaquecimento da indústria e a retomada das atividades presenciais – sobretudo, a volta dos colaboradores ao ambiente de trabalho –, é importante que alguns cuidados sejam redobrados, a fim de evitar a contaminação dos indivíduos e do ambiente.

Se você quer entender melhor como realizar esse processo e quais são as principais dicas para realizar a higienização de ambientes industriais, este artigo é para você!

A limpeza industrial é realmente importante?

Ninguém gosta de trabalhar em um lugar desagradável e em condições ruins, não é mesmo? Esse fato é ainda mais verdadeiro quando se trabalha em uma ambiente industrial, onde os espaços para erros são poucos e as distrações não são bem-vindas.

Nesse sentido, a limpeza do local de trabalho colabora para a criação de um ambiente mais agradável, aumentando, consequentemente, a produtividade da equipe. Zelar pela limpeza também contribui para o prolongamento da vida útil das máquinas.

Mais do que um luxo, portanto, a higienização industrial é um cuidado com a segurança dos colaboradores e equipamentos.

Como realizar uma limpeza eficiente? 

Manter ambientes industriais livres de sujeiras é muito mais simples do que parece. A seguir, você encontra dicas sobre quais são as principais práticas para manter a higiene nas indústrias.

Estude o ambiente a ser limpo

Para que a higienização ocorra de maneira correta, procure entender as necessidades de cada ambiente, tomando decisões de acordo com elas. Muitas vezes, a limpeza pode começar com a mera reorganização de objetos.

Além disso, entender o ambiente ajuda a planejar o cronograma de higienização em informações baseadas no fluxo de trabalho realizado ali.

Aplique os produtos corretos

A limpeza não deve significar mais trabalho, mas sim um trabalho feito de maneira mais inteligente. Portanto, utilizar os produtos corretos para cada finalidade é essencial para evitar desperdícios e avarias no ambiente industrial.

Previna-se

Tente proteger o ambiente e tornar o processo de limpeza mais tranquilo sempre que possível. Para isso, a aplicação de pisos impermeáveis, por exemplo, pode ser uma boa solução para evitar manchas de óleo ou solventes na superfície.

Não deixe a sujeira acumular

Pode ser tentador postergar os processos de limpeza. No entanto, deixar que eles se acumulem pode encarecer, e muito, a higienização – além de acelerar a deterioração do ambiente. Por isso, estabelecer um cronograma de limpeza é essencial para manter a salubridade sempre em dia.

Saiba como a Polifitema pode ajudar

A Polifitema é uma empresa especializada no mercado de equipamentos de segurança e movimentação de cargas em diferentes ambientes.

Com 28 anos de tradição, nós oferecemos soluções muito eficientes em elevação de cargas e equipamentos de segurança individuais para trabalho em altura. Conheça nossas soluções para a segurança da sua empresa e dos seus funcionários!

Veja mais: NR 11GuindasteTRXMosquetão



Deixe uma resposta